ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sesau e alunos de Enfermagem realizam ação de combate à tuberculose no Nova Lima

Flávia Lima | 17/11/2015 09:12
Acadêmicos e profissionais de saúde da Sesau percorrem a região do Nova Lima para orientar sobre a doença. (Foto:Divulgação)
Acadêmicos e profissionais de saúde da Sesau percorrem a região do Nova Lima para orientar sobre a doença. (Foto:Divulgação)

Alunos do curso de Enfermagem da Uniderp, em parceria com a UBSF (Unidade Básica da Família) Fernando Arruda Torres, no Bairro Nova Lima e a Secretaria Municipal de Saúde, realizam a partir das 13 horas desta terça-feira (17), atividades de conscientização e orientações sobre o combate a tuberculose.

As ações ocorrem devido ao Dia Nacional de Combate à doença, que acontece nesta terça-feira. A atividade, que prossegue nos dias 19 e 26, terá também blitz de saúde no comércio da região e serão oferecidas orientações sobre a prevenção da doença e a importância da coleta de amostras de muco na unidade básica de saúde, para detectar a tuberculose, um exame já disponível gratuitamente nas redes.

A blitz está em oito locais nos bairros assistidos pela UBSF, que abrange parte do Nova Lima, Oscar Salazar, Iguatemi e José Tavares do Couto.

O primeiro local da ação será um bar localizado na rua Jorge Mascarenhas 699, no bairro Oscar Salazar.

Segundo a professora de Enfermagem da Uniderp, Gislaine Medeiros, o objetivo é atingir pessoas que não frequentam a unidade básica de saúde da família da região e que por isso, possam apresentar sintomas da doença.

Elas ressalta a importância do acompanhamento para evitar a subida de Campo Grande no ranking de incidência da doença. Hoje a Capital figura como a 11ª com incidência mais baixa de tuberculose, com 32,1 casos a cada 100 mil moradores.

A gerente da USF, Keila Barreto Araújo Quadros explica que as pessoas que apresentam tosse contínua há mais de 15 dias, devem procurar uma unidade de saúde com urgência para realizar o exame de escarro, Caso seja positivo, os enfermeiros da unidade entram em conato com o paciente para indicar o tratamento adequado.

Nos siga no Google Notícias