ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste

Nyelder Rodrigues | 11/12/2017 23:55

A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou quase 10 toneladas de resíduos sólidos. A iniciativa foi feita pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O Noroeste é o bairro campo-grandense com o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti mais alarmante de acordo com Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes).

O lixo, que será reciclado, foi retirado no período de uma semana e envolveu os moradores da região. Todo EPI (Equipamento de Proteção Individual) utilizado na ação de coleta foi doado pela SES.

O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que causam vários problemas à saúde pública em todo o país, e podem deixar sequelas graves nos afetados por elas.

"Nós pedimos para que a comunidade trouxesse resíduos sólidos que estivessem em seus quintais. Além disso, como estávamos com mão de obra na região, retiramos dos terrenos baldios o mesmo tipo de resíduo sólido", explica o coordenador de resíduos da Sesau, Marcos Carvalhal.

Ele ainda completa o material alvo da ação não é recolhido pela coleta pública normal porque é considerado resíduo volumoso, como geladeira, vaso sanitário, sofá, tubo de televisão, todos potenciais criadouros do mosquito.

Todo material recolhido foi mantido em um ecoponto improvisado e de lá seguiu para uma empresa de reciclagem com a qual a prefeitura firmou uma parceria gratuita. "Pretendemos fazer isso em seis bairros, incluindo os três que possuem índice alarmante de infestação do mosquito em Campo Grande. O próximo local será as Moreninhas", revela Carvalhal.

Das 10 toneladas de lixo coletado, cinco foram de pneus retirados das ruas. Além do Noroeste e Moreninhas, o bairro Cidade Morena também apresentou alto índice no que se refere ao Aedes aegypti.

Nos siga no Google Notícias