ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Superintendência vai apurar motim e fuga pela porta da frente em Unei

Para atrair atenção dos agentes, internos simularam espancamento em alojamento

Aline dos Santos | 16/12/2019 11:07
Unei Dom Bosco fica a 20 km da área urbana de Campo Grande, na saída para Três Lagoas. (Foto: Henrique Kawaminami)
Unei Dom Bosco fica a 20 km da área urbana de Campo Grande, na saída para Três Lagoas. (Foto: Henrique Kawaminami)

Responsável pela gestão das Uneis (Unidades Educacional de Internação), a SAS (Superintendência de Medidas Socioeducativas) informa que abriu procedimento administrativo para averiguar motim e fuga de adolescentes na unidade Dom Bosco, localizada a 20 km de Campo Grande, na saída para Três Lagoas.

Conforme nota oficial divulgada à imprensa, 26 adolescentes fugiram e apenas um foi recapturado. No começo da manhã, na Unei Dom Bosco, foi informada à reportagem que a fuga era de 27 pessoas. Parte fugiu pela porta da frente e parte pulou o muro.

“A SAS informa que já abriu procedimento administrativo para averiguar os fatos, e que a rotina da unidade está sendo restabelecida”, diz o comunicado. Durante o motim, um servidor ficou ferido. Após a fuga, equipes da Polícia Militar e do Batalhão de Choque foram chamadas para realizarem as buscas.

Conforme a superintendência, a Unei Dom Bosco tem 80 vagas e, antes da fuga, tinha 91 adolescentes. O quadro de servidores é de 59 profissionais. Os adolescentes planejaram emboscada para os agentes de segurança socioeducativos.

Depois de serrar os cadeados dos alojamentos, eles simularam o espancamento de um dos internos. Agentes foram surpreendidos quando abriram a grade do pavilhão B, onde ficam 21 rapazes, para prestar socorro.

O servidor que ficou refém conta que foi atingido com algum produto de limpeza no rosto, levou pancada na cabeça e foi amarrado dentro de cela. “Se você reagir, vamos te matar”, conta sobre as ameaças que recebeu. Sem ter como se defenderem, duas agentes se trancaram em salas da unidade.

Com as chaves da Unei, adolescentes conseguiram abrir outros alojamentos e o portão de acesso ao prédio. Durante o motim, cinco agentes trabalhavam no local. Mato Grosso do Sul tem dez Uneis, com total de 260 adolescentes. Segundo a SAS, o sistema socioeducativo tem atualmente 269 agentes.

Nos siga no Google Notícias