Surto de covid-19 atinge servidores da Vigilância em Saúde de MS
Casos do novo coronavírus foram confirmados em trabalhadores da diretoria por testes considerados 'padrão ouro'
Um recente surto do novo coronavírus dentro da Vigilância em Saúde de Mato Grosso do Sul, órgão da SES (Secretaria de Estado de Saúde), colocou os servidores do departamento em alerta. A informação foi confirmada pela secretária adjunta da pasta, Christinne Maymone, durante audiência pública da Escola Superior da Defensoria Pública.
No evento está sendo discutido a volta às aulas na rede pública da Capital e Crhistinne é uma das participantes. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, três servidores apresentadores sintomas e testaram positivo para a covid-19.
Os três servidores trabalham na diretoria geral da Vigilância em Saúde e foram afastados do serviço, encontrando-se isolados, conforme a assessoria da SES. Ambos realizaram testes RT-PCR, que usam cotonetes para coletar material nas narinas.
"A Secretaria de Estado de Saúde acionou os protocolos técnicos, como o bloqueio e isolamento dos casos confirmados e monitoramento dos contatos dos casos confirmados", explica a secretaria em nota, acrescentando ainda que são considerados surtos, de forma técnica, três ou mais casos de covid-19 simultâneos.
"Mesmo com todo nosso conhecimento e cuidado, hoje temos um surto na diretroia de Vigilância", explica a secretária adjunta, que completa. "Esse é o grande desafio além dos planos de biossegurança. Acho que esse conhecimento da situação deve ser planejado".

Crhistinne justifica sua falando acrescentando que enquanto em determinado município a situação é considerada boa, em dias ou semanas uma situação pode mudar e a classificação no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) pode estar na faixa de cor preta, cinza ou vermelha, que são as faixas ruins do sistema.
"Temos que lidar com o aumento excessivo de casos", finaliza Crhistinne, que usou os casos dentro da Vigilância, onde estão os especialistas em saúde pública do Estado, para ilustrar que os cuidados e alerta devem ser permanentes com a covid-19, frisando também que os casos estão controlados naquele departamento.