ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Suspensão de atendimento no Proncor fere Lei dos Planos e Código do Consumidor

Marta Ferreira | 28/02/2011 15:44
A partir de amanhã, atendimento só particular no Proncor no período da noite e da madrugada. (Foto: João Garrigó)
A partir de amanhã, atendimento só particular no Proncor no período da noite e da madrugada. (Foto: João Garrigó)

A decisão do Hospital Proncor, em Campo Grande, de suspender o atendimento a pacientes de planos de saúde das 18h30 às 7h a partir de amanhã fere tanto o Código de Defesa do Consumidor quanto a Lei dos Planos de Saúde.

A informação é da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), em resposta à consulta do Campo Grande News. A ANS não esclareceu se poderão ser adotadas medidas sobre o assunto.

O Procon em Campo Grande informou que o consumidor deve denunciar e que vai agir em relação ao caso. O superintendente do órgão, Lamartine Ribeiro, disse que a princípio, os próprios planos de saúde aos quais o hospital é conveniado devem cobrar o cumprimento dos contrados.

De acordo com ele, a atitude do Proncor é abusiva e fere o inciso II do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. Esse item estabelece que o fornecedor não pode “recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes”.

Lamartine explicou que, na medida em que contrata um plano de saúde, e que este faz convênio com determinado hospital, o segurado passa a ser cliente indireto desse hospital e devem ser respeitadas as relações de consumo.

Segundo ele, ainda não houve reclamação formal ao Procon, mas elas podem ser apresentadas caso as pessoas procurem atendimento e ele seja recusado.

Justificativa-No Proncor, um aviso explica que a suspensão do atendimento das 18h30 às 7h para planos de saúde é por conta de uma “reorganização administrativa”. O hospital não detalhou os motivos nem como fica o cumprimento do contrato de convênio com os planos de saúde.

O Campo Grande News procurou um dos maiores deles, a Unimed, e está aguardando o retorno da assessoria de imprensa.

Nos siga no Google Notícias