ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Mais um artefato militar é achado; veja vídeo de explosão de um deles

Luciana Brazil | 01/05/2012 13:58
Cigcoe recolhe artefato no bairro Nova Campo Grande na tarde de segunda-feira (30) (Foto Arquivo/João Garrigó)
Cigcoe recolhe artefato no bairro Nova Campo Grande na tarde de segunda-feira (30) (Foto Arquivo/João Garrigó)

Uma nova munição militar foi descoberta no bairro Los Angeles, em Campo Grande, na noite de sábado (30). O artefato foi recolhido por policiais da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) e passa por análises, antes de ser detonado. O que foi descoberto no sábado, em uma casa na região do bairro Nova Campo Grande, foi detonado hoje pela unidade.

A terceira munição militar encontrada em Campo Grande, em menos de uma semana, foi descoberta quando um morador do bairro Los Angeles entrou em contato com a Cigcoe afirmando que mantinha em sua casa o mesmo tipo de munição que estava sendo divulgada pela mídia.

Segundo a Cigcoe, o morador só teve conhecimento do que se tratava após acompanhar a história dos moradores do bairro Nova Campo Grande, noticiada pelo Campo Grande News, no último sábado (28).

De acordo com o major, sub-comandante da Cigcoe, Wagner Ferreira da Silva, o artefato já foi recolhido e levado para análise.

Projétil tinha mais de 10 cm de comprimento e quase 8 cm de largura (Foto: Divulgação)
Projétil tinha mais de 10 cm de comprimento e quase 8 cm de largura (Foto: Divulgação)

Bairro Nova Campo Grande - A bala de canhão, recolhida no bairro Nova Campo Grande, na tarde de segunda-feira (30), foi detonada na manhã desta terça-feira (1). A explosão aconteceu em uma área rural da cidade, utilizada pela Cigcoe para esses fins.

Segundo o major, todos os procedimentos operacionais da detonação não podem ser divulgados para segurança dos policiais e da companhia. “Nós seguimos um protocolo baseado no protocolo internacional, orientado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e devido a isso nós não podemos divulgar nem mesmo o número de policiais que participaram da operação”.

A bala de canhão, segundo o major, não estava mais ativa. “Nós fizemos a neutralização e foi concluído que a característica químico-física da bala não estava mais ativa. Mais isso é agora, não sabemos se há 10 ou 5 anos ela estava ativa”, afirmou.

Após a explosão realizada pelo Cigcoe, o artefato se reduziu a pedaços carbonizados (Foto: Divulgação)
Após a explosão realizada pelo Cigcoe, o artefato se reduziu a pedaços carbonizados (Foto: Divulgação)

Como foi - O primeiro artefato militar foi encontrado na manhã de sábado (28), em uma obra do grupo Brooskfield, no bairro Nova Campo Grande. A munição foi descoberta por um trabalhador da obra. A munição foi detonada no mesmo dia.

Ainda no sábado, a equipe do Campo Grande News descobriu um novo artefato militar, também no bairro Nova Campo Grande, que foi detonada na manhã desta terça-feira (1).

A terceira munição, descoberta na segunda-feira(30), no bairro Los Angeles, já foi recolhida e passa por análises.

Veja abaixo o vídeo da explosão do artefato que era usado como peso de porta.

Nos siga no Google Notícias