ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Explosivo continua em casa na Nova Campo Grande e origem é mistério

Francisco Júnior e Aline dos Santos | 30/04/2012 13:42
Moradora encontrou o artefato durante escavação de fossa. (Foto: Pedro Peralta)
Moradora encontrou o artefato durante escavação de fossa. (Foto: Pedro Peralta)

Dois dias depois de um artefato explosivo ter sido encontrado em um terreno na região do bairro Nova Campo Grande, a origem do material ainda é um mistério. Um outro artefato, que parece ser uma capsula de canhão, continua na casa de uma família no mesmo bairro.

O Exército informou que está tentandodo descobrir se ali era uma área militar. Um ex-militar, em contato com o Campo Grande News informou que a região abriou uma área de teste, depois transferida para o Mato Grosso, mas essa informação não foi confirmada.

Conforme o chefe de sessão da comunicação social do CMO (Comando Militar do Oeste), major Robson Peroni, até agora foi feito um levantamento até a década de 70, que mostra a área já era um loteamento e que no local chegou a ser cogitado construir o Parque dos Poderes.

Segundo ele, a dificuldade maior é o levantamento que antecede a década de 70 porque responsáveis estão de férias e o setor não está em funcionamento.

Quanto ao primeiro explosivo que a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) já detonou, o major explica que não será possível fazer avaliação do que era, a não ser que haja um farto registro fotográfico.

Área onde artefato foi encontrado. (Foto: Pedro Peralta)
Área onde artefato foi encontrado. (Foto: Pedro Peralta)

O artefato tinha o tamanho de uma garrafa de 2 litros e foi encontrado por operários de uma obra de um condomínio.

Com relação ao outro explosivo, descoberto pela equipe do Campo Grande News em uma residência, o major disse que é possível dizer que é um artefato, porém não se sabe se já foi deflagrado ou não. Hoje à tarde, militares irão com a Cigcoe no local para recolher o material e fazer um estudo para saber de que época é.

O explosivo está na casa de uma moradora do bairro. Jerusa Pereira dos Santos, de 40 anos, disse que o encontrou há 15 anos, durante a obra para construção de uma fossa. “Moro aqui há 17 anos e ajudava o meu marido nas obras da casa. De repente, bati em algo de metal e fiquei pensando o que será que era isso?”, disse.

Questionado sobre a demora em recolher o material, o major explicou que depende da disponibilidade da dona da casa, que trabalha e só estar na casa por volta das 17 horas.

Explosivos - O caso veio à tona, quando por volta das 11 horas de sábado, o operário José Ronaldo de Souza Ferreira, 26 anos, encontrou o artefato durante uma escavação. Ele disse, que como não sabia o que era, lavou o artefato e mostrou para outros funcionários da obra.

“Fui e lavei. Não sabia o que era. Fiquei desfilando com ela não mão”, relatou.

Nos siga no Google Notícias