A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 21 de Junho de 2018

23/12/2010 10:07

Termina hoje prazo para pedido do passe do estudante.

Angela Kempfer

Termina hoje o prazo para os pais ou responsáveis por alunos para enviar pedido do passe estudante. Para receber os passes na primeira remessa, no dia 3 de fevereiro de 2011, é preciso que a inscrição para a matrícula seja feita até o dia 23 de dezembro.

Os alunos que necessitem do passe de estudante devem estar atentos aos prazos de cadastramento da Agetran. Tanto a pré-matrícula, para alunos novos, quanto a renovação da matrícula, para quem já é aluno da rede estadual de ensino, vão até 7 de janeiro.

Pais, alunos e responsáveis poderão acessar o sistema Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br) em casa, no trabalho ou nas escolas estaduais de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Dourados, Corumbá, Ladário, Naviraí, Ponta Porã, Terenos, Nova Andradina e Três Lagoas. Os interessados também podem procurar a Central de Atendimento à Matrícula.

Nos municípios que ainda não contam com o sistema de matrícula digital, os interessados deverão procurar as unidades escolares da Rede de Ensino Estadual. As inscrições deverão ser efetuadas uma única vez, de 27 de novembro a 7 de janeiro de 2011. Para quem perder esse prazo, há uma nova chance, entre os dias 9 e 28 de janeiro de 2011.



Falando em pedido de passe estudante, quando é que a prefeitura de Campo Grande vai rever essa gratuidade? Será que já não está na hora? Afinal, há muitos estudantes que têm vaga em escolas do seu bairro e, no entanto, lotam os ônibus, principalmente pela manhã, fazendo com que os trabalhadores já comecem o seu dia estressados, já que muitos estudantes não têm a menor educação nem o menor respeito com as pessoas que saem de suas casas para lutar pelo pão de cada dia.
Não seria nem um pouco ruim se essa gratuidade fosse oferecida aos alunos que, comprovadamente, não têm vaga em seus bairros ou em escolas para as quais poderiam ir a pé. Sem contar que a violência entre adolescentes diminuiria sensivelmente, pois muitas brigas que ocorrem por causa de rixas entre jovens de bairros diferentes, acontecem devido à facilidade com relação ao deslocamento entre um bairro e outro.
Não podemos nos esquecer também de que muitas comunidades reivindicam escolas e quando as têm, enviam seus filhos para estudarem em outros bairros. Faz sentido? Será que se tivessem que pagar pelo passe fariam isso?
Será que a economia feita com a diminuição da gratuidade não poderia ser revertida em melhorias no trânsito?
Passe estudante rende voto, mas com um pouco de bom senso, a redução da gratuidade poderia render mais segurança, tranquilidade e um trânsito mais bem sinalizado e, consequentemente, seguro.
 
Silvana Silva em 23/12/2010 11:41:57
E os alunos que sairam do municipio terminaram o nono ano, e estao esperando a designação da escola estadual que inicia somente em 09/01/2011 ficam sem o passe no ano letivo? se puder me ajudar obrigado.
 
MARIA APARECIDA DE NOVAES PEREIRA em 23/12/2010 01:00:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions