ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

TJMS esclarece como funcionará Central do Depoimento Especial na Capital

Alan Diógenes | 15/04/2014 21:52

A coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Maria Isabel de Matos Rocha, explicou nesta terça-feira (15) como será o atendimento na Central do Depoimento Especial que ouvirá crianças e adolescentes vítimas de violência. Na reunião realizada no Fórum de Campo Grande, estiveram reunidos os magistrados das Varas da Família e das Varas da Infância e Juventude, os técnicos da equipe multiprofissional e servidores da recém criada 7ª Vara Criminal.

Maria Isabel afirmou que a 7ª Vara Criminal criada na Capital receberá processos relacionados aos crimes praticados contra crianças e adolescentes, além de acumular outras competências. Com o encaminhamento desses processos a uma só vara, ocorre um passo importante para garantir a tais feitos maior celeridade de tramitação, visando a prioridade instituída pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e Adolescente.

A desembargadora enfatizou também que está tudo pronto para o depoimento especial de criança e adolescente vítima ou testemunha de crime, começar a funcionar. A sala do depoimento especial já tem os equipamentos e está pronta para ser usada, e já existe um grupo de técnicos que recebeu capacitação para atuarem como entrevistadores no depoimento especial.

A implantação da Central do Depoimento Especial é um importante instrumento para minimizar possível revitimização que ocorre em audiências nos moldes tradicionais, quando as crianças e adolescentes vítimas de violência não contam com um ambiente acolhedor, onde possam ser ouvidas com menos constrangimento.

Ao final da reunião, os presentes dirigiram-se à sala do Depoimento Especial para uma visitação no local e ficaram todos encantados com o novo espaço.

Nos siga no Google Notícias