A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

22/04/2011 18:52

Tradicional, procissão nas Moreninhas atrai mil fiéis

Fabiano Arruda e Paula Maciulevicius

Multidão percorre três quilômetros para assistir encenação

Público se aglomera para assistir encenação sobre as últimas horas da vida de Cristo. (Foto: Simão Nogueira)Público se aglomera para assistir encenação sobre as últimas horas da vida de Cristo. (Foto: Simão Nogueira)

Emocionados, cerca de mil fiéis participaram, nesta sexta-feira, da tradicional procissão nas Moreninhas, realizada há 22 anos. A multidão percorreu três quilômetros para acompanhar a encenação das últimas horas de Cristo.

Os fiéis saem da comunidade São Pedro e São Paulo, que fica no cruzamento das ruas Barreiras com a Peruíbe, no bairro Moreninha I. O destino final é a igreja Nossa Senhora Aparecida.

O teatro começa na condenação de Cristo e vai até a crucificação. A encenação ocorre em cima de um caminhão e conta com a interpretação de 32 jovens atores. Além dos fiéis que acompanham a trajetória, a procissão atrai centenas de pessoas que saem das suas casas para assistir.

Outro caminhão integra o ato encarregado apenas da parte técnica com o som e efeitos especiais, como exemplo, líquidos avermelhados utilizados para ilustrar o sangue de Jesus.

Um dos organizadores da procissão, João Marcolino Silva, de 42 anos, afirma que a intenção é trocar os atores a cada ano para dar oportunidade a outros e melhorar a encenação.

“O objetivo principal é evangelizar os que assistem”, comenta João, contando que os ensaios começaram em janeiro e que, para este ano, roupas novas foram adquiridas para os atores.

“A intenção é agradecer, pedir perdão e proteção”, complementa.

O ator que interpretou Jesus é Anderson Guimarães Gimenes, de 18 anos. O jovem diz que participa há sete anos da procissão e que se ofereceu neste ano para protagonizar a peça.

Com um aplique no cabelo e barba comprida, ele diz querer dar vida ao personagem e fala da emoção em interpretar. “É um papel importante e grandioso. Durante os ensaios saí machucado, mas vale a pena”, afirma.

Myllaine Pereira de Almeida, 14 anos, interpretou Maria. Participando há quatro anos do evento, ela mostrou seriedade. “Ninguém está aqui para aparecer. É uma questão de chamado”, diz a jovem.

Ator de 18 anos interpretou Jesus. Peça contou com 32 jovens.Ator de 18 anos interpretou Jesus. Peça contou com 32 jovens.

Outra atriz, Thais Araújo Ferreira, 16 anos, viveu de uma mulher que enxugou as lágrimas de Cristo. Ela diz que, a todo momento, pensa no sacrifício de Jesus.

A colaboradora da igreja, Raquel Candido Soares, de 44 anos, ajudou na organização e comemorou o quantidade de fiéis presentes. “A igreja toda apoia e podemos perceber que a cada ano aumenta o público, principalmente de jovens”, diz.

- Durante a procissão são feitas 13 paradas, chamadas de estações. Em cada uma delas é escolhida uma família no meio do público para receber oração dos atores.

A funcionária pública Divina Garcia de Souza, 56 anos, diz que precisa ver a encenação todos os anos. “É um momento de reflexão”, comentou.

Para a dona de casa Augusta Ferreira, 48 anos, “não há época mais linda na história da igreja do que a semana santa”. Ela considera importante viver o momento “de reflexão e adoração a Cristo”.

Já Ana Rita de Oliveira, de 89 anos, lembra que sua primeira confissão ocorreu numa Sexta-feira Santa. Conta que há três semanas sofreu um acidente doméstico e ficou preocupada com a possibilidade de não participar.

Em meio ao clima da procissão, faz questão de contar um testemunho. Diz que tomou remédios para combater uma forte dor nas costas, mas que foi uma quantia de água benta que usou no local que a curou das dores.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


Parabéns, ao João Marculino da Silva , por mais esta demostração de fé , que ha 22 anos promove e produz estes momentos da nossa igreja! que JESUS abençõe a todos!
 
JULIO CESAR em 23/04/2011 10:39:43
Parabéns a todos os idealizadores desta procissão. Os atores, a equipe técnica, os sacerdotes que a conduziram, o Pe. Odair que fez uma bela celebração, as famílias e jovens que estiveram presentes. Foi tudo uma benção! Valeu à pena ir até as Moreninhas prestigiar este santo momento para os Cristãos.
 
Priscila Gonçalves em 23/04/2011 09:42:40
parabens a todas as pessoas que participaram dessa encenaçao da paixao de cristo
foi muitoo lindo..eu fui o ator que interpretou jesus,hoje estou com muitas dores,muitos roxo nas costas mas vale a pena fazer esse papel é muito grandioso pra min...
obrigado a todos que estiveram presente.
 
anderson guimarães gimenes em 23/04/2011 08:52:30
Sou católico praticamente e com muito orgulho, quero parabenizar a comunidade católica das Morenhinha pela encenação da morte de Cristo. Estava muito bonito, parabens aos idealizadores.
 
Eres Figueira da Silva em 22/04/2011 10:14:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions