A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

10/10/2015 19:50

TRE pretende até 2018 iniciar o processo obrigatório do voto biométrico

Até Maio de 2016 a expectativa é ter realizado aproximadamente 300 cadastros

Juliana Brum
Todos os dedos são cadastrados ( Foto - Gerson Walber)Todos os dedos são cadastrados ( Foto - Gerson Walber)

Garantindo a segurança pessoal do eleitor o projeto de cadastramento biométrico realizado pelo TRE MS (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul), pretende se tornar obrigatório a partir das eleições de 2018.

A expectativa para as próximas eleições previstas para 2015 é de apenas agilizar os cadastros que o prazo finaliza em 4 de maio de 2016. 

Segundo a Técnica Judiciaria e Gestora do Projeto do cadastro biométrico, Nilce Helena Louzan até este mês de setembro já foram atendidos 13.740 mil eleitores na Capital que conta com 580 mil e quem não realiza-lo até as próximas eleições não sofrerá penalidade, ainda.

O procedimento vem há 4 meses sendo realizado com intenção de agilizar o processo que não é obrigatório, para quando for implantado 100% se tornando obrigatório, não congestione o serviço.

"O objetivo é oferecer maior segurança na identificação pessoal, além de agilizar os cadastros. Os eleitores deixam para o último dia e com a intenção de descongestionarmos os atendimentos que chegam a 4 mil no último dia de atendimento estamos antecipando o processo," disse Nilce.

 

Nilce aposta em 300 mil atendimentos ( Foto - Gerson Walber)Nilce aposta em 300 mil atendimentos ( Foto - Gerson Walber)

No interior oito municípios já realizaram a coleta digital totalizando 85.633 mil eleitores dos municípios de: Fátima do Sul, Jateí, Vicentina, Camapuã, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, Jaraguari e Sidrolândia.

Interessados em já realizar o cadastramento devem levar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência como fez o pedreiro Elizeu Sampaio Dias Neto, 37 anos.

"Eu já tinha que mudar meus documentos pessoais e aproveitei para realizar o cadastramento. Eu achei bem interessante esta nova forma de identificação e fui atendido rapidamente sem filas de espera" contou Elizeu.

O processo do cadastro biométrico faz parte do alistamento eleitoral e os interessados devem comparecer aos postos espalhados na cidade como: na avenida Gury Marques, 5111 no bairro Universitário, em frente ao terminal Guaicurus, na rua Santo Ângelo nº 51 no bairro: Coronel Antonino ou na avenida Marechal Deodoro, 2603. Como também no Fórum Heitor Medeiros na rua da paz, nº 14 no bairro Jardim dos Estados ou agendar com antecedência pelo site: www.tre-ms.jus.br.

Pedreiro aprova a agilidade e se diz satisfeito com a modernidade ( Foto - Gerson Walber)Pedreiro aprova a agilidade e se diz satisfeito com a modernidade ( Foto - Gerson Walber)
O procedimento não demora mais que 10 minutos ( Foto - Gerson Walber)O procedimento não demora mais que 10 minutos ( Foto - Gerson Walber)
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions