ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Treinados pelo Bope do RJ, guardas integram grupo focado em aglomerações

Foram escalados 32 agentes, que estão lotados em nova gerência inaugurada no Parque Ayrton Senna

Guilherme Correia e Caroline Maldonado | 28/09/2021 10:37
Guardas civis metropolitanos durante a inauguração do GPI. (Foto: Caroline Maldonado)
Guardas civis metropolitanos durante a inauguração do GPI. (Foto: Caroline Maldonado)

A prefeitura de Campo Grande inaugurou nesta terça-feira (28), a GPI (Gerência de Pronta Intervenção da Guarda Civil Metropolitana), cuja sede fica no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho. No local, ficarão 32 agentes, que fizeram curso no Bope (Batalhão de Operações Especiais) do Rio de Janeiro.

As aulas foram do Ataque (Aperfeiçoamento Tático de Ações de Choque). O chefe da divisão de cursos do órgão, Jair Viana de Oliveira, explica que além do curso na capital carioca, os agentes participaram de aprendizado sobre aglomerações. “Aperfeiçoam o agente para ocorrências de aglomeração, em que tenha se esgotado todos os recursos de negociação e seja necessário o uso da força progressiva”.

O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), alega que os parques estavam fechados por falta de segurança quando assumiu a gestão do município. “Aos poucos, fomos reestruturando [...] hoje, vemos várias fardas com o mesmo objetivo. Fazer com que cidadãos desfrutem de estar em paz na cidade”.

O local inaugurado hoje, já pertenceu à PM (Polícia Militar) anteriormente e estava sem utilização. Foram adquiridas duas viaturas da PF (Polícia Federal), além de investimentos para instalação, que somam R$ 424,5 mil.

Ao Campo Grande News, o titular da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), Valério Azambuja, ressalta que a GPI vai beneficiar toda a cidade. “O nosso foco é a integração. Podemos ver aqui nessa inauguração, que temos representantes dos conselhos das sete regiões de Campo Grande. Esse conjunto de ações que temos feito, faz parte do Plano Estratégico da Prefeitura”.

O superintendente da PF em Mato Grosso do Sul, delegado Chang Fan, parabeniza o trabalho feito pela GCM, em meio à pandemia da covid-19. “Podemos imaginar todo o empenho e trabalho da Guarda durante essa pandemia”.

Confira a galeria de imagens:

  • Guardas exibem táticas aprendidas em curso (Foto: Caroline Maldonado)
  • À esquerda, Valério Azambuja, e à direita, Marcos Trad; ao fundo, guardas civis durante inauguração (Foto: Caroline Maldonado)
  • Prefeito inaugura obra no Ayrton Senna (Foto: Caroline Maldonado)
Nos siga no Google Notícias