ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Três equipes descontaminam terminais na noite desta segunda

Prefeito anunciou que não haverá novas medidas restritivas contra nova onda de covid e gripe

Adriel Mattos | 10/01/2022 18:09
Trabalhos começam às 23h. (Foto: Arquivo/PMCG)
Trabalhos começam às 23h. (Foto: Arquivo/PMCG)

Como medida preventiva contra a covid-19, a prefeitura retoma nesta segunda-feira (10) a desinfecção de todos os terminais de ônibus da Capital. A medida foi anunciada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) na sexta-feira (7).

Os trabalhos começam às 23 horas e serão divididos em três equipes. Cada equipe conta com quatro pessoas, um caminhão pipa e um veículo de apoio. A estimativa é que sejam utilizados cerca de 30 mil litros de hipoclorito de sódio.

A primeira etapa será nos terminais Nova Bahia e General Osório e no ponto de integração Hércules Maymone. Já a segunda contempla os terminais Moreninhas, Guaicurus e Morenão. E a terceira equipe vai aos terminais Júlio de Castilho, Bandeirantes e Aero Rancho.

Mais cedo, Marquinhos reiterou que não haverá por enquanto novas medidas restritivas contra a nova onda de covid-19 e a epidemia de gripe (Influenza “A” H3N2). “Não haverá neste momento toque de recolher, lockdown ou suspensão de aula. Estamos reativando 40 leitos clínicos e iniciamos hoje a desinfecção de todos os terminais”, disse Marquinhos em vídeo divulgado nas redes sociais.

Estado – Os secretários de Estado Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Geraldo Resende (Saúde) descartaram nesta manhã novas medidas restritivas. “O momento agora é de cuidado e testagem. A população relaxou e este é o resultado. Não é o momento de restrições, até porque não há um alto número de internações”, justificou Riedel, que preside o comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, citou que ainda há muitas pessoas com o calendário vacinal atrasado. “Vamos fazer uma campanha de mídia muito forte para que as pessoas se vacinem. Ainda há quem não buscou a segunda dose da vacina da Janssen”, afirmou.

Situação – Resende disse antes da reunião do Prosseguir que o governo estuda reabrir os drive-thru de testagem. “Estamos tendo um aumento do número de casos de covid-19 e junto a isso, uma epidemia de influenza. Então, os nossos esforços estão redobrados, são 80 mil testes entregues aos municípios, desde ontem. Vamos aumentar o número de testes, isolar os positivados e monitorar os que tiveram contato”, relatou.

O boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde)  hoje apontou 1.306 novos casos de covid-19, totalizando 385,5 mil desde março de 2020. Com mais uma morte, o Estado acumula 9.743 óbitos. Desde 21 de dezembro, 12 sul-mato-grossenses morreram de gripe.

Mato Grosso do Sul registrou a maior média diária de casos de covid-19 dos últimos 178 dias, o equivalente a cinco meses e 28 dias. O índice atual é de 702 infecções por coronavírus a cada 24 horas. É o maior número desde 15 de julho do ano passado, quando havia cerca de 730 casos por dia, conforme levantamento do Campo Grande News.

Em um período de quase 10 dias, entre 31 de dezembro - 111,7 casos por dia -, e o verificado hoje, houve um crescimento de quase sete vezes no número de registros.

Nos siga no Google Notícias