A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

19/02/2014 10:39

Trote e "bebedeira" às 9h marcam início do ano letivo da UFMS

Aliny Mary Dias
Estudantes ergueram brinde antes das 9 horas desta quarta-feira (Foto: Cleber Gellio)Estudantes ergueram brinde antes das 9 horas desta quarta-feira (Foto: Cleber Gellio)

Parte da tradição para quem ingressa no Ensino Superior, os trotes são comuns na volta às aulas das universidades. Na manhã desta quinta-feira (19), quem passou pela região da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se deparou com filas de acadêmicos sujos, agachados e a famosa “bebedeira” em bares da região.

Antes das 9 horas já era possível encontrar grupos de acadêmicos em bares localizados na Rua Trindade. Muitos aparentando já ser acadêmicos aplicando trote e outros calouros levados até o local.

Na Avenida Costa Silva, pelo menos durante o período que a reportagem permaneceu no local, não houve o famoso pedágio, ação proibida por lei em que os estudantes são orientados a pedir dinheiro aos motoristas.

Muitos jovens sujos, com o corpo pintado e até cobertos por uma camada de farinha misturada com ovo. Já na região dos bares da Rua Trindade o cenário era outro. Mais de 100 estudantes reunidos erguendo brindes com corpo de cerveja e gritando frases proferidas pelos veteranos.

Calouros são conduzidos por veteranos durante trote (Foto: Cleber Gellio)Calouros são conduzidos por veteranos durante trote (Foto: Cleber Gellio)

Na calçada de um dos estabelecimentos, cinco alunos estavam ajoelhados, sujos e bebidas eram oferecidas. No entanto, ao avistar o carro da reportagem, os estudantes se dispersaram.

Outro lado – Enquanto as ações consideradas “imorais” por alguns são registradas fora da universidade, há um esforço por parte da instituição para realizar uma recepção saudável aos acadêmicos.

O início da manhã contou com café da manhã levado pelos veteranos, apresentações culturais e o decorrer do dia terá debate entre os calouros e acadêmicos.



Como veterana, estudante de Odontologia da UFMS, digo uma coisa: muitos condenam o trote, mas esse é um rito de passagem na faculdade, é um momento de união entre os calouros e os veteranos. Todos os calouros que vão, estão conscientes do que pode acontecer e todos possuem o direito de se negarem a fazer qualquer coisa que achem ofensivo. Nenhum veterano (pelo menos do meu curso) obrigou calouro a beber ou agrediu de forma fisica/verbal. A sociedade se prende muito à notícias de trotes violentos. Nem todos são assim! Nós prezamos pelo bem estar de todos.
Aliás, quando eu fui caloura, houve o trote solidário, onde os calouros eram convidados a doar sangue e no meu curso, cada calouro levou produtos de higiene bucal para serem doados a várias entidades que ajudam crianças carentes.
 
Tuany Nascimento em 19/02/2014 22:52:38
Chato de mais!!!!
Café da manhã, debate....
Já fui calouro, com bebida, tinta, ovo, farinha e o proibido pedágio, foram ótimos momentos.
 
Romeu Luitz em 19/02/2014 16:18:56
O bom e velho Escobar... bons tempos!
 
Guaraci Mendes em 19/02/2014 13:05:33
próprio nome já diz tudo, "TROTE", por isso que o BRASIL esta nesta situação. Os que já estão lá deveriam se exemplo para os que estão entrando hoje. Porque não irem doar sangue, prestar serviço algum tipo de serviço comunitário. Mas não quem quiser ver pode passar agora na frente do tal "ESCOBAR" eles estão lá já enchendo a cara aprendendo talvez ate a fumar drogas. Será que seus pais aprovam isso. Vai nessa BRASIL.
 
ROGERIO MENEZES em 19/02/2014 12:53:25
Meus parabéns nei salviano...
 
Frank William em 19/02/2014 11:55:16
Tenho um filho " veterano" em um curso e engenharia, pedi para que ele recebesse os calouros com tranquilidade e que desse aos mesmos boas vindas.
Sou contra esses trotes que leva a LUGAR ALGUM.
NEI SALVIANO
Publicitrario
 
nei salviano em 19/02/2014 11:37:01
no lugar de bebedeira porque não prestam serviços de um dias em hospitais,azilo, entidades que cuida de doentes, criança com cancer etc é muito mais proveitoso do que estragarem seu próprio figado
 
angelica miranda em 19/02/2014 11:22:10
Esse é o futuro do Brasil. Fujam enquanto é tempo!
 
Ivan Ilitch em 19/02/2014 11:17:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions