ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

UFMS fica em 36º em ranking das melhores universidades do País

Juliana Brum | 14/09/2015 16:18
Na 44º posição a UFMS é a primeira dentre as universidades do Estado no Ranking Nacional (Foto- Alcides Neto / Arquivo)
Na 44º posição a UFMS é a primeira dentre as universidades do Estado no Ranking Nacional (Foto- Alcides Neto / Arquivo)

Entre as 192 universidades do Ranking da Folha de São Paulo, publicado nesta segunda-feira (14), que listou as melhores instituições de ensino superior do país, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi a melhor colocada do Estado, classificada em 36° lugar, seguida pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) que ficou com a 73°posição. A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em 133º colocação.

Dentro das universidades privadas do Estado, a Uniderp Anhanguera está classificada em 132º, enquanto a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) na 146º posição.

Quanto ao ensino a pesquisa revelou que no Mato Grosso do Sul a UFMS aparece na 44º posição, a UFGD em 65º, 139º a UCDB, 147º UEMS e na 168º a Uniderp.

Segundo a reitora da UFMS, professora Célia Maria Corrêa Oliveira, a instituição vem trabalhando para a cada ano subir no ranking. "Subimos uma posição em relação ao ano passado e temos trabalhado para a cada ano a universidade melhorar seus índices de desempenho" ressaltou Célia.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Uniderp, mas não teve nenhum retorno, para saber a posição em relação a 168º posição alcançada neste ano.

Com as melhores notas, as cinco primeiras colocadas do país foram: USP (Universidade de São Paulo) ficou em primeiro lugar na avaliação do jornal, seguida da UFRJ, 3º UFMG, 4º Unicamp e na 5º posição UFRGS. O ranking ficou distribuído em 192 posições.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, durante oito meses foram colhidos dados de publicações acadêmicas, além de depoimento de centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos.

O Ranking Universitário Folha (RUF) avaliou oito indicadores, os números de trabalhos científicos publicados, citações de um artigo cientifico em outros trabalhos o que indica a relevância da pesquisa, proporção de publicações docentes, proporção de citações por docente, volume de recursos obtidos em agência de fomento que aponte o sucesso da instituição na obtenção de financiamento para realizar a pesquisa, proporção por citação por publicação, número de publicações em revistas cientificas nacionais, proporção de pesquisadores com alta produção acadêmica, a Folha se baseou também em referências internacionais já consolidadas.

No país a distribuição das universidades aparecem como: 8,3% na região Norte, 7,3% no Centro - Oeste, Sul 24%, Sudeste 41.1% e no Nordeste 19.3%.

Em Mato Grosso do Sul a pesquisa aponta que no Ranking de ensino a UFMS na 44º posição, em 65º UFGD, em 139º a UCDB, 147º UEMS e em último colocado aparece a Uniderp em 168º.

Na avaliação do Mercado em 53º aparece a UFMS com 12,68% na avaliação do mercado, empatadas aparecem a UCDB e da Uniderp na 67º posição com 11,25% e em 148º também houve o empate entre a UFGD e a UEMS com 2,97% na avaliação. A quantidade de pedidos de patente foi avaliado no indicador de inovação.

Nos siga no Google Notícias