A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

14/09/2015 16:18

UFMS fica em 36º em ranking das melhores universidades do País

Juliana Brum
Na 44º posição a UFMS é a primeira dentre as universidades do Estado no Ranking Nacional (Foto- Alcides Neto / Arquivo)Na 44º posição a UFMS é a primeira dentre as universidades do Estado no Ranking Nacional (Foto- Alcides Neto / Arquivo)

Entre as 192 universidades do Ranking da Folha de São Paulo, publicado nesta segunda-feira (14), que listou as melhores instituições de ensino superior do país, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi a melhor colocada do Estado, classificada em 36° lugar, seguida pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) que ficou com a 73°posição. A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em 133º colocação.

Dentro das universidades privadas do Estado, a Uniderp Anhanguera está classificada em 132º, enquanto a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) na 146º posição.

Quanto ao ensino a pesquisa revelou que no Mato Grosso do Sul a UFMS aparece na 44º posição, a UFGD em 65º, 139º a UCDB, 147º UEMS e na 168º a Uniderp.

Segundo a reitora da UFMS, professora Célia Maria Corrêa Oliveira, a instituição vem trabalhando para a cada ano subir no ranking. "Subimos uma posição em relação ao ano passado e temos trabalhado para a cada ano a universidade melhorar seus índices de desempenho" ressaltou Célia.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Uniderp, mas não teve nenhum retorno, para saber a posição em relação a 168º posição alcançada neste ano.

Com as melhores notas, as cinco primeiras colocadas do país foram: USP (Universidade de São Paulo) ficou em primeiro lugar na avaliação do jornal, seguida da UFRJ, 3º UFMG, 4º Unicamp e na 5º posição UFRGS. O ranking ficou distribuído em 192 posições.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, durante oito meses foram colhidos dados de publicações acadêmicas, além de depoimento de centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos.

O Ranking Universitário Folha (RUF) avaliou oito indicadores, os números de trabalhos científicos publicados, citações de um artigo cientifico em outros trabalhos o que indica a relevância da pesquisa, proporção de publicações docentes, proporção de citações por docente, volume de recursos obtidos em agência de fomento que aponte o sucesso da instituição na obtenção de financiamento para realizar a pesquisa, proporção por citação por publicação, número de publicações em revistas cientificas nacionais, proporção de pesquisadores com alta produção acadêmica, a Folha se baseou também em referências internacionais já consolidadas.

No país a distribuição das universidades aparecem como: 8,3% na região Norte, 7,3% no Centro - Oeste, Sul 24%, Sudeste 41.1% e no Nordeste 19.3%.

Em Mato Grosso do Sul a pesquisa aponta que no Ranking de ensino a UFMS na 44º posição, em 65º UFGD, em 139º a UCDB, 147º UEMS e em último colocado aparece a Uniderp em 168º.

Na avaliação do Mercado em 53º aparece a UFMS com 12,68% na avaliação do mercado, empatadas aparecem a UCDB e da Uniderp na 67º posição com 11,25% e em 148º também houve o empate entre a UFGD e a UEMS com 2,97% na avaliação. A quantidade de pedidos de patente foi avaliado no indicador de inovação.



Se levarmos em consideração que nosso país tem 26 estados mais o distrito federal, ok, vamos fingir que tem 27 estados, pois bem, cada estado tem uma universidade federal, podemos dizer que estamos 10 posições depois da ultima universidade federal colocada, daí já podemos ver porque nosso estado é tão inexpressivo diante dos outros, nossos politicos roubam tanto que universidades federais e estaduais, que deveriam ser as melhores do estado, perdem para particulares, isso é impressionante, se todos nós estudarmos aqui no estado, não haverá desenvolvimento nunca..... cada estado tem a universidade que merece, assim como os governantes.....infelizmente isso comprova que somos um dos estados mais burros do país, a começar pelos eleitores, nenhuma capital tá tão avacalhada como a nossa....
 
Max em 14/09/2015 16:40:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions