ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUINTA  30    CAMPO GRANDE 19º

Capital

UFMS tem inscrições abertas para projetos de voluntariado

Grupo deve ser constituído por estudantes ou servidores com ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por Clayton Neves | 22/05/2022 21:32
Roda de conversa em recepção de calouros na UFMS. (Foto: UFMS)
Roda de conversa em recepção de calouros na UFMS. (Foto: UFMS)

Grupos organizados por estudantes ou servidores que atuam em ações voluntárias e de interesse social na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) podem se cadastrar para manter ou abrir um trabalho.

O grupo deve ser constituído por estudantes e/ou servidores com ações em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Cada grupo deve construir um plano de trabalho com algumas ações específicas. Podem ser propostas ações que variam de 12 meses a até 60 meses, ou seja, de 1 a 5 anos”, explicou o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Albert Schiaveto de Souza.

As inscrições podem ser feitas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) até 31 de janeiro de 2023, e a divulgação do resultado preliminar será feita até cinco dias após o término das inscrições no respectivo mês.

Entre os benefícios do cadastramento estão a possibilidade de solicitar a reserva de espaços físicos para reuniões junto à Proaes na Cidade Universitária ou junto às Unidades de Apoio ao Estudante nos Câmpus; participar de editais junto às Pró-reitorias; e ter o cadastro publicado e divulgado na página da Proaes.

Para a estudante de Pedagogia, Laiza Cristina Vale, coordenadora da Comunidade de Estudantes Universitários (CEU), o principal benefício de o grupo estar cadastrado é o encaminhamento de interessados nas atividades.

“Muitas vezes os estudantes vão procurar redes de apoio dentro da Universidade por estarem sofrendo depressão, ansiedade e até mesmo sentimento de solidão por estarem longe da família e somos indicados como um grupo que acolhe. Estamos aqui para acolher mesmo as pessoas, abraçar, ajudar no que for necessário, seja físico, mental ou espiritual, que é o nosso foco”, disse.

O edital com todas as informações sobre o cadastramento dos grupos de apoio pode ser acessado no portal da Proaes. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Formação Integrada (Sefi/Diiest) pelo e-mail sefi.proaes@ufms.br.

Nos siga no Google Notícias