ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

UFMS vai receber 299 luminárias de LED até o início do ano

Orçado em mais de R$ 466 mil, projeto prevê substituição de toda a iluminação da Cidade Universitária

Adriano Fernandes | 05/11/2019 19:41
Cidade Universitária da UFMS em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Cidade Universitária da UFMS em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Assim como em algumas das principais ruas e avenidas da Capital a Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande, também terá todo o seu sistema de iluminação substituído por iluminação de LED, que é mais econômica e eficiente. Serão instaladas 299 luminárias por todo o campus até o início do próximo ano.

Um investimento de exatos R$ 466.543,54 conforme a Energisa, concessionária que administra a distribuição de energia na Capital. O termo de cooperação da empresa com a instituição foi assinado nesta terça-feira (05).

“A Energisa leva para UFMS equipamentos de altíssima eficiência e qualidade proporcionando a redução nas despesas com energia, e acima de tudo, mais segurança para alunos, professores e técnicos da instituição”, comentou o diretor-presidente da concessionária, Marcelo Vinhaes.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa e segue as normas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A iniciativa prevê a destinação dos recursos para instituições culturais, filantrópicas e unidades de saúde e de educação.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a parceria fortalece o programa UFMS Sustentável, que estimula o consumo consciente e a utilização de fontes alternativas de energia para o desenvolvimento ambiental da universidade.

Reunião com representantes da Energisa e da UFMS. (Foto: Leandro Benites/UFMS)
Reunião com representantes da Energisa e da UFMS. (Foto: Leandro Benites/UFMS)

“Estamos muito felizes e confiantes que esse acordo trará muitos benefícios para a comunidade universitária, melhorando a infraestrutura e promovendo a qualidade do ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação da UFMS, a única do estado entre as melhores universidades do mundo", completou.

Em maio, a Energisa também concluiu a implantação do Projeto de Eficiência Energética no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS).

Foram substituídos 214 aparelhos de ar condicionado e 75 equipamentos de refrigeração, como geladeiras, frigobares e freezers, todos com selo Procel de Economia de Energia. Os novos equipamentos foram instalados na área administrativa, laboratórios, enfermarias, auditórios e salas de aula.

Participaram da assinatura do convênio o diretor técnico e comercial da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, o diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, Robert Schiaveto, assessor para empreendedorismo e inovação da PIME UFMS Jardel Matos, e o pró-reitor de Administração e Infraestrutura da universidade, Augusto Malheiros.

Nos siga no Google Notícias