ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Um dia após decisão do TCE, prefeitura licita compra de lâmpadas de LED

Propostas são exclusivas para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedor individual

Yarima Mecchi | 22/06/2017 08:26
Funcionários instalam lâmpadas de LED na Avenida Zahran. Quatro mil foram trocadas. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Funcionários instalam lâmpadas de LED na Avenida Zahran. Quatro mil foram trocadas. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Um dia após a suspensão do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) sobre a instalação de lâmpadas de LED adquiridas em 2016, a Prefeitura de Campo Grande lançou nesta quinta-feira (22) uma nova licitação para compra do produto. De acordo com o aviso publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) as propostas são exclusivas para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedor individual.

O TCE-MS decidiu nesta quarta-feira (21) manter a suspensa a instalação das lâmpadas de LED na iluminação pública de Campo Grande. A decisão veio nove meses depois da primeira determinação, que não foi cumprida de pronto pelo então prefeito Alcides Bernal (PP).

Há suspeitas de que o processo de licitação para a compra das lâmpadas tenha sido feita irregularmente. O relatório sobre o caso, feito pelo conselheiro-relator Ronaldo Chadid, foi aprovado em sessão reservada do Tribunal Pleno do TCE.

Com a nova licitação, empresas tem até às 8h45 - horário de Brasília - do dia 4 de julho, deste ano, para entregar as propostas e o pregão será feito de modo eletrônico, a partir das 9h do mesmo dia.

Decisão - Além de manter a decisão anterior, de suspender a execução do contrato originário, os conselheiros mantiveram a multa de R$ 24,2 mil aplicada à Bernal por seguir a instalação mesmo sem o crivo do Tribunal.

Outra medida decidida pelo tribunal foi o encaminhamento do relatório para que a equipe de auditoria verifique eventual desfalque aos cofres municipais causados pela compra irregular, além de remetimento do documento para o Ministério Público de Contas para apuração de crimes como prevaricação e improbidade administrativa por Bernal.

Cerca de 16 mil luminárias estão dentro de contêineres na Secretaria de Infraestrutura. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Cerca de 16 mil luminárias estão dentro de contêineres na Secretaria de Infraestrutura. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Suspensão - Parado desde desde de 14 de setembro de 2016 por ordem do TCE se tornaram um imbróglio, sem qualquer perspectiva da instalação ser retomada pela prefeitura, devido as apurações realizadas pelo Tribunal de Contas e MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).

Enquanto isso, 16 mil luminárias estão dentro de contêineres nas dependências da Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) esperando uma destinação sobre o caso. O TCE foi acionado por meio de uma representação encaminhada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Rocha (PSDB).

O Legislativo alega que há indícios de irregularidades na contratação da Solar Distribuição e Transmissão Ltda, empresa com sede em Montes Claros (MG), para a execução dos serviços pelo montante de R$ 33 milhões.

A aquisição das lâmpadas foi realizada através de carona em um pregão presencial promovido pela Associação dos Municípios da Bacia do São Francisco. A justificativa é de que a compra deveria ter sido feita por meio de de licitação própria, pois a substituição das lâmpadas de iluminação pública se trata de uma obra de engenharia, não apenas uma simples troca.

Nos siga no Google Notícias