ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Unidade de saúde do Santa Emília deve ser entregue em dois meses

Obras começaram em 2015, mas foram paralisadas no ano seguinte e retomadas em abril de 2021

Ana Paula Chuva | 09/05/2022 14:05
Prefeita Adriane Lopes e secretario José Mauro Filho no local hoje. (Foto: Divulgação | PMCG)
Prefeita Adriane Lopes e secretario José Mauro Filho no local hoje. (Foto: Divulgação | PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande anunciou que as obras da USF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Bairro Santa Emília devem ser concluídas em 60 dias. A unidade vai beneficiar mais de 12 mil pessoas que moram na região e vai desafogar o fluxo de outros postos de saúde.

Durante a manhã desta segunda-feira (9), a prefeita Adriane Lopes (Patriota), esteve em visita técnica para acompanhar o andamento da obra e destacou o compromisso de investir na qualidade dos serviços ofertados à população da Capital.

“Nós já estivemos na região ouvindo os moradores e sabemos da necessidade de uma unidade de saúde mais próxima para atendê-los. Ouvimos relatos de pessoas que precisam percorrer longas distâncias sem mesmo ter condições para buscar atendimento. E, em breve, vamos poder oportunizar que elas tenham um melhor acesso e com atendimento de qualidade, esse é o nosso objetivo”, destaca a prefeita.

As obras da unidade de saúde começaram em 2015, mas foram paralisadas no ano seguinte por “entraves burocráticos”. Na época, 45% da sua parte física já havia sido feita e a construção acabou sendo retomada em abril de 2021.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a unidade será composta por três equipes de saúde da família completas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares, agentes de saúde, administrativos, entre outros profissionais.

Além disso, a unidade também foi escolhida para integrar o Inovaps (Laboratório de Inovação da Atenção Primária), desenvolvido em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e vai receber as residências, multiprofissional e médica, em saúde da família.

Investimentos – Nos últimos cinco anos, nove unidades de saúde tiveram as obras retomadas e concluídas nos bairros Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor e Arnaldo Estevão Figueiredo, além de três Clínicas da Família implantadas nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 29 foram ampliadas e reformadas.

De acordo com a prefeitura, além da UBSF Santa Emília, outras quatro estão previstas para serem entregues até 2024 nos bairros Jardim Presidente,  Jardim das Perdizes, Jockey Clube e Jardim Parati.

Também estão previstas a reforma e revitalização de ao menos 20 unidades de saúde, sendo seis UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde, além do CEM (Centro de Especialidades Médicas) e um novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Nos siga no Google Notícias