ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Variante da covid pode estar em MS há 3 meses

Avaliação é do secretário municipal de Saúde; em janeiro o Campo Grande News já havia publicado a suspeita de 3 casos

Ângela Kempfer e Clayton Neves | 18/02/2021 12:06
Fileira de exames rápidos para detectar a covid-19. (Foto: Kisie Ainoã)
Fileira de exames rápidos para detectar a covid-19. (Foto: Kisie Ainoã)

Há 3 meses, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) passou a registrar mudanças no comportamento do coronavírus em Campo Grande. Segundo o secretário José Mauro Filho, em novembro do ano passado, durante novo pico da covid, foi verificada mortes em ritmo bem rápido, transmissão mais acelerada e cada vez pessoas mais jovens internadas. A causa pode ser aparecimento de nova variante do coronavírus na cidade. “Pode ser que a gente já esteja com essa nova variante desde novembro”, avalia o secretário.

Ele não sabe precisar quantas suspeitas há hoje de pacientes com essa nova variante, fala em “cerca de 50”, mas diz que a maioria é de Campo Grande.

Em janeiro, o Campo Grande News já havia antecipado que a Secretaria Estadual de Saúde investigava 3 suspeitas de pessoas com uma linhagem nova do coronavírus. Na ocasião, a diretora do Hospital Regional, Rosana Leite, comentou que houve casos de pacientes que morreram em apenas três dias, mostrando que o vírus poderia estar agindo mais rapidamente, de forma bem mais violenta.

Outro fator que levou as autoridades em saúde desconfiarem da possibilidade, é o fato da segunda onda ter matado mais pessoas que a primeira, apresentando características diferentes da primeira onda, que ocorreu entre março e setembro do ano passado.

“De alguns óbitos de dezembro, a SES conseguiu exames e separou casos pra fazer o sequenciamento genético”, disse Rosana. Ela informou ainda que não há previsão de resultados e que exames desse tipo demoram bastante.

Foram colhidas amostras de 1 pessoa de Campo Grande, outra de Corumbá e a última de Fátima do Sul, mas os resultados ainda não chegaram.

Nos siga no Google Notícias