A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

01/11/2011 14:50

Vereador propõe debate sobre irregularidades em cemitérios

Wendell Reis
Vereador Alex afirma que cemitérios não seguem as orientações do Conama(Foto:Pedro Peralta)Vereador Alex afirma que cemitérios não seguem as orientações do Conama(Foto:Pedro Peralta)

Na semana em que se comemora o “Dia de Finados”, o vereador Marcos Alex (PT) está alertando para a falta de licença ambiental nos cemitérios da Capital. O vereador acredita que é necessário um amplo debate para esclarecer o que está certo e irregular nos cemitérios de Campo Grande.

Alex cita a Resolução 335/2003, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que define parâmetros técnicos para a implantação e o funcionamento dos cemitérios. Segundo o vereador, todos os cemitérios tinham prazo até 2010 para adotar as exigências, que incluem licenciamento ambiental, o que não é cumprido.

O vereador informa que possui algumas fotos de irregularidades cometidas, principalmente nos cemitérios públicos, Santo Amaro, Cruzeiro e Santo Antônio. Entre os casos citados estão a maneira inadequada de enterrar os corpos, em caixões inadequados e em terra bruta, escoamento de água ao ar livre, construção de monumentos ou sepulturas elevadas e a maneira inadequada de recolher restos de covas.

Segundo Alex, na maioria das vezes os corpos são retirados em carrinhos de mão e despejados nos lixões ou locais impróprios. Assim, sem seguir as orientações, os cemitérios acabam por contaminar o solo, fazendo com que a população esteja suscetível a contaminações, que podem causar poliomielite, meningite e hepatite.

Questionado sobre a existência de licença ambiental em cemitérios, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), informou nesta manhã (1°) que a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) segue todas as normas e disse que não há previsão de licença para cemitérios.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions