ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Vereador propõe debate sobre irregularidades em cemitérios

Wendell Reis | 01/11/2011 14:50
Vereador Alex afirma que cemitérios não seguem as orientações do Conama(Foto:Pedro Peralta)
Vereador Alex afirma que cemitérios não seguem as orientações do Conama(Foto:Pedro Peralta)

Na semana em que se comemora o “Dia de Finados”, o vereador Marcos Alex (PT) está alertando para a falta de licença ambiental nos cemitérios da Capital. O vereador acredita que é necessário um amplo debate para esclarecer o que está certo e irregular nos cemitérios de Campo Grande.

Alex cita a Resolução 335/2003, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que define parâmetros técnicos para a implantação e o funcionamento dos cemitérios. Segundo o vereador, todos os cemitérios tinham prazo até 2010 para adotar as exigências, que incluem licenciamento ambiental, o que não é cumprido.

O vereador informa que possui algumas fotos de irregularidades cometidas, principalmente nos cemitérios públicos, Santo Amaro, Cruzeiro e Santo Antônio. Entre os casos citados estão a maneira inadequada de enterrar os corpos, em caixões inadequados e em terra bruta, escoamento de água ao ar livre, construção de monumentos ou sepulturas elevadas e a maneira inadequada de recolher restos de covas.

Segundo Alex, na maioria das vezes os corpos são retirados em carrinhos de mão e despejados nos lixões ou locais impróprios. Assim, sem seguir as orientações, os cemitérios acabam por contaminar o solo, fazendo com que a população esteja suscetível a contaminações, que podem causar poliomielite, meningite e hepatite.

Questionado sobre a existência de licença ambiental em cemitérios, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), informou nesta manhã (1°) que a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) segue todas as normas e disse que não há previsão de licença para cemitérios.

Nos siga no Google Notícias