A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

29/12/2010 14:08

Vigilância Sanitária estuda criar regra para venda de peixe em Campo Grande

Marta Ferreira

A Vigilância Sanitária Municipal de Campo Grande divulgou hoje um alerta à população quanto aos cuidados na compra de produtos de origem animal, em razão do aumento do consumo verificado nesta época do ano. Uma das principais preocupação é em relação ao peixe, para o qual ainda não existe regulamentação exigindo etiqueta de procedência, como ocorre com a carne. A Vigilância ainda estuda uma forma de criar regras sobre o assunto.

“É importante comprar apenas em estabelecimentos regulares, como supermercados, açougues e peixarias, que são fiscalizados pela Vigilância”, orienta o Chefe do Serviço de Inspeção da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Carlos José de Oliveira.

Oliveira explica que a carne comercializada deve ter uma identificação ou etiqueta, que orienta sobre a origem do produto, a data de fabricação e a validade. No caso do comércio do peixe a situação é mais delicada, afirma.

“Ainda não existe uma regulamentação obrigatória de etiqueta para cada exemplar de peixe vendido”, esclarece.

Segundo ele, a Sesau estuda a elaboração de um projeto que coíba a venda irregular de peixe em Campo Grande. “Nossa idéia é regulamentar o uso da etiqueta, o produto que não tiver a procedência não poderá ser comercializado”, argumenta Carlos.

A fiscalização dos estabelecimentos comerciais da cidade é um serviço de rotina da Vigilância Sanitária Municipal. Quando os fiscais encontram alimentos estragados ocorre a apreensão do produto, é expedido um auto de infração e a multa resultante oscila, de acordo com a gravidade do caso (Código Sanitário Municipal, lei complementar 148, de dezembro de 2009), de R$ 100,00 à R$ 15 mil reais.

Denúncias podem ser feitas à Sesau pelo telefone 3314-9955.

De família de escritores, médico lança amanhã livro com poemas
O renomado psiquiatra Marcos Estevão lança nesta quinta-feira (14) em Campo Grande o livro de poesias "Pedaços de Mim", que é um compilado de poemas....
Renegociação de dívidas com a Águas Guariroba pode ser feita até o dia 29
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions