A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

12/03/2013 07:10

Cardeais se preparam para dar início às votações para escolher o novo papa

Mariana Lopes
Capela Sistina, onde os cardeais ficarão para votar no novo papa (Foto: Terra)Capela Sistina, onde os cardeais ficarão para votar no novo papa (Foto: Terra)

Os 115 cardeais que votarão no sucessor de Bento XVI estão acomodados, desde às 7h (2h de Mato Grosso do Sul), na casa de Santa Marta, onde ficarão alojados até o final do conclave.

O conclave histórico, formado após a primeira renúncia de um papa em 600 anos, conta com cinco cardeais brasileiros, Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Raymundo Damasceno, dom João Braz Aviz e dom Cláudio Hummes. 

Eles participam da missa “Pro Eligendo Pontífice”, na Basílica de São Pedro. A celebração, presidida pelo cardeal decano, Angelo Sodano, é aberta ao público e tem duração aproximada de 90 minutos.

Às 15h45 (10h45 de MS), os cardeais iniciam uma procissão na Capela Paulina sob o canto de Veni Creator Spiritus e depois haverá um momento de meditação, guiado pelo cardeal maltês Prosper Grech, que não há duração determinada. No conclave de 2005, a meditação durou 57 minutos.

Na sequência, os 115 cardeais entram na Capela Sistina, onde ficam isolados do mundo exterior para começar a escolher o futuro papa. A expectativa é de que ainda nesta terça-feira seja realizada uma votação.

A fumaça indicando o resultado deverá ser emitida até às 19h (14h de MS). Se a fumaça for preta indica que ainda não há um eleito, e se for branca significa que a Igreja Católica já tem um novo popa.

Às 19h15 (14h15 de MS), os cardeais realizam a oração de fim de dia (conhecida como Oração das Vésperas) e jantam às 20h (15h).

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse haver a esperança de um conclave rápido, mas é improvável que já no primeiro dia se tenha um eleito. A votação deve continuar amanhã, quando ocorrem duas pela manhã e duas pela tarde. (Com informações do Terra)

IFMS oferece 200 vagas para cursos técnicos e inscrições findam em janeiro
Interessados em realizar cursos técnicos podem participar de seleção no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). São oferecidas 200 vagas na m...
Aplicativo enviará à CGU denúncias de agressão e discriminação a pessoas LGBTI+
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União recebe, a partir de hoje (18), denúncias feitas pelo aplicativo TODXS, relativas à discr...
TSE: regras eleitorais deixam dúvidas sobre fake news e autofinanciamento
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (18), por unanimidade, as 10 resoluções que irão regular as eleições de 2018, mas ainda ...


Interessante, se essa capela com esse luxo de valor fosse de evangélico, já tinha caido na boca do povo, como roubo, fazendo a cabeça. Outra, votação? mas muitos dizem que religião e política ninguém discute. Casam! É preciso ler a a bíblia e refletir bem na hora de ler para entender. A Palavra de Deus não mente, pode ter alterações humana, que satisfaz a doutrina de um e outro.
 
luiz alves em 12/03/2013 07:46:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions