ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Casal comandava tráfico de dentro de presídio na Capital

Redação | 10/08/2010 08:39

A operação Tic Tac, realizada pela Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), determinou a prisão de sete pessoas nesta terça-feira, em Campo Grande e São Gabriel do Oeste.

Dos acusados, dois já cumpriam pena e organizavam o tráfico de pasta base de cocaína de dentro das prisões. Os sete mandados de prisão já foram cumpridos. A ação é o desfecho de uma investigação iniciada em janeiro, que já resultou na apreensão de 40 quilos de cocaína e a prisão de outras 13 pessoas.

Apontado como líder do grupo, Marcos Elias da Costa, conhecido como "Pirata", que está no presídio de Segurança Máxima e pertence a facão criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), dava a ordem para que comparsas contratassem pessoas, principalmente mulheres, para buscar a droga no Paraguai e levar para outros Estados, como São Paulo e Paraíba. Se a "encomenda" era para o Nordeste, a pessoa ia de ônibus e retornava de avião.

A mulher de Pirata, que cumpre pena no presídio Irmã Irma Zorzi, na Capital, também teve a prisão preventiva decretada. Em São Gabriel, foi preso um casal responsável por organizar a contabilidade do tráfico. Eles também mantinham uma boca-de-fumo.

Em Campo Grande, ainda foram presos o motorista de um caminhão de supermercado e dois comparsas de "Pirata", que atuavam na contratação das "mulas". De acordo com o delegado Carlos Delano, há indícios de que o caminhão do supermercado era utilizado no esquema. "Mas ainda não podemos afirmar".

As informações foram obtidas por meio de quebra do sigilo telefônico. O delegado relata que "Pirata", mesmo de dentro da prisão, trocava o número do celular por diversas vezes. Ele foi preso em 1997 por latrocínio em São Vicente (São Paulo). "Pirata" roubou um carro-forte e matou o motorista do veículo. Ele fugiu e foi preso em Rio Brilhante, por uso de documento falso. Os nomes dos demais presos não foram divulgados.

A ação ainda cumpriu 15 mandados de buscas e o sequestro de valores disponíveis em 17 contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

O nome da operação é alusivo ao crocodilo da história de Peter Pan, que persegue o vilão Capitão Gancho.

A operação tem apoio do DIP (Departamento de Inteligência Policial), Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos), Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), Defron (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira), DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Três Lagoas, e das delegacias de Ladário, São Gabriel do Oeste, Dourados e Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias