ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

CCZ interrompe sacrifício de cães por falta de anestesia

Redação | 14/09/2010 16:22

O sacrifício de cães diagnosticados com leishmaniose em Campo Grande está suspensa pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) por conta da falta de anestesia. O fato acontece há pelo menos sete dias e deve durar mais 15 dias para retornar à normalidade.

A falta de anestesia foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura municipal. Por problemas com fornecedor, a entrega do medicamento deve ser normalizada em duas semanas.

A prática de sacrificar os cães doentes é polêmica. Em agosto, a prefeitura emitiu nota informando que possui respaldo legal para efetuar a eutanásia do animal com leishmaniose.

Em decisão no mês de maio, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região permitiu o procedimento em animais da espécie canina que sejam portadores da leishmaniose visceral, mediante autorização do proprietário e exames de comprovação.

Pelas normas do Ministério da Saúde, o sacrifício dos cães deve ser feito em ambiente isolado, com uso de barbitúricos, anestésicos inaláveis, dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e cloreto de potássio (KCl). Para o uso do último medicamento, é necessária a anestesia geral prévia.

Defesa

Nos siga no Google Notícias