ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Colônia Penal dá alerta para recapturar 20 presos

Redação | 02/01/2008 14:57

Pelo menos 20 detentos que obtiveram o benefício de deixar a Colônia Penal Agrícola para passar o Natal com a família já são considerados fugitivos pela Agepen (Agência do Sistema Penitenciário de MS). Eles deveriam ter voltado até às 8h de hoje para o estabelecimento, mas não apareceram.

"Ainda estamos preparando a lista, mas eles já são considerados evadidos, são 20 presos", disse o diretor interino da Colônia Penal, Livrado da Silva Braga.

Dos 654 presos que cumprem regime semi-aberto no local, 407 conseguiram autorizações para passar as festas de fim de ano com a família sob o compromisso de se reapresentarem hoje.

Braga afirma que a liberação atende a critérios como bom comportamento no estabelecimento penal. Quem não voltou perde o benefício da progressão para semi-aberto e deverá voltar para o regime fechado.

Ao longo de 2007, a Colônia Penal Agrícola foi uma fonte de seguidos constrangimentos para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Foi descoberto que presos deixavam o local para cometer crimes, além de consumirem quase livremente drogas e álcool no local. Até garotas de programa freqüentavam rotineiramente a colônia. Para ter direito ao regime semi-aberto, o condenado precisa ter cumprido um sexto da pena e ter bom comportamento.

Detentos que estão nos presídios comuns e em estabelecimentos de detenção de mulheres também obtiveram autorizações para passar as festas longe das grades.

Somando com os 407 da Colônia Penal Agrícola, 700 presos de todo o Mato Grosso do Sul foram beneficiados com as saídas. A Agepen não divulgou o levantamento de detentos que não voltaram aos outros presídios.

Nos siga no Google Notícias