ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Com fim de férias, Detran alerta pais sobre cuidados com transporte escolar

Flávia Lima | 17/01/2016 14:35
Ônibus escolares passam por vistoria no Detran. (Foto:Divulgação)
Ônibus escolares passam por vistoria no Detran. (Foto:Divulgação)

Com a proximidade da volta às aulas, tem o início o período de busca por tranposte escolar para os filhos. Para evitar dor de cabeça e não correr o risco de contratar um serviço que ofereça perigo à segurança das crianças.

Por isso, a orientação é ficar atento, em primeiro lugar, aos itens de segurança do veículo. De acordo com o Detran, os pais devem pedir referências a famílias que já fazem uso deste tipo de transporte e ao encontrar um prestador de serviço, a primeira medida a ser observada é se esse veículo tem autorização do Departamento Estadual de Trânsito para fazer o transporte escolar.

Para obter a autorização, o veículo tem que passar por uma vistoria, sendo que são liberados apenas os que apresentam as condições adequadas e os itens de segurança necessários.

“A inspeção é obrigatória e deve ser realizada semestralmente, conforme programa de vistoria ou a qualquer momento quando identificada alguma irregularidade”, orienta Juliana Candelária Ribeiro do Setor de Vistoria de Transporte de Escolares do Detran-MS.

A vistoria é feita semestralmente para garantir a segurança dos alunos. Neste procedimento são verificadas as condições do veículo e se o condutor atende alguns requisitos determinados no artigo 138 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como por exemplo, ter mais de 21 anos, possuir CNH categoria “D” e o curso de Transporte Escolar.

Além disso, o condutor não pode ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente na infração média e deve possuir as negativas criminais de estupro, corrupção de menores, tráfico de drogas, entre outros.

Já no veículo, os itens observados devem ser os equipamentos obrigatórios e de segurança, sistema de iluminação, de freios, dispositivos de alerta e documentos obrigatórios. Após a vistoria, caso o condutor e o veículo forem aprovados, o veículo recebe um selo que atesta a conformidade com a lei.

De acordo com a assessoria do Detran, em 2015 houve seis denúncias de transporte irregular no Estado: duas em Campo Grande, uma em Nova Alvorada do Sul, Laguna Caarapã, Ponta Porã e Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias