ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Conselhos comunitários e formação policial podem ser escudo contra crime

Luana Rodrigues | 11/10/2015 10:29

Preservação da ordem pública é dever do Estado, porém , também é direito e responsabilidade de todos. Com base nesse conceito, é que a SEJUSP (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul está apostando na integração entre a polícia e os Conselhos Comunitários, para reduzir o índice de crimes, principalmente, de roubos e furtos que aumentaram cerca de 30% este ano, se comparado com 2014. Além disso, a Secretaria afirma que os policiais estão sendo melhor preparados para enfrentar a criminalidade.

O CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) é uma entidade de apoio às polícias estadual. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de na segurança pública.

Ao todo são 17 conselhos distribuídos pela Capital. "É uma parceria que tem dado muito certo, porque os conselheiros estão cada dia mais participativos. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si", considera o secretário de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf.

Cada CONSEG realiza reuniões ordinárias mensais, normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria da Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial.

Formação policial - Ainda de acordo com o secretário, os policiais estão sendo melhor preparados para conter os crimes. "Sabemos que existe uma escassez de policiais, enquanto não há previsão de concursos, estamos preparando melhor o nosso efetivo", frisou.

Além da formação de quem combate o crime, o delegado afirmou que a polícia também tem um planejamento estratégio para reduzir a criminalidade. "Identificamos as áreas mais críticas e a partir daí realizamos as operações nesses locais, isso tem dado muito resultado", afirmou.

Nos siga no Google Notícias