ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Coordenador de órgão de saúde indígena é exonerado após protestos

Resposta rápida da Sesai vem em meio a cenário de disputa política

Chloé Pinheiro | 25/07/2016 09:04
Indígenas pararam a BR-163 para pedir a exoneração de Lindomar na última quinta-feira. (Foto: Chloé Pinheiro)
Indígenas pararam a BR-163 para pedir a exoneração de Lindomar na última quinta-feira. (Foto: Chloé Pinheiro)

Depois da manifestação que interditou por mais de seis horas a BR-163 na semana passada, Lindomar Ferreira foi exonerado do cargo de Coordenador do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena). A informação foi publicada no Diário Oficial da União nessa segunda-feira. Quem assume é Edemilson Canale, que já havia colaborado com o órgão durante a gestão de Hilário da Silva.

A troca ocorre antes mesmo da ida de uma comitiva à Brasília para tratar a questão diretamente com a Funai. Essa viagem era uma das reivindicações do grupo, que reúne, segundo Silvana Terena, subsecretária de políticas públicas para indígenas do governo estadual, todas as etnias do estado.

As lideranças indígenas se queixam de má gestão, falta de medicamentos e transporte para enfermos desde que Ferreira assumiu, há cinco meses. Segundo eles, a mortalidade infantil teria dobrado nesse período.

Disputa política – Uma das principais queixas dos manifestantes era que a indicação de Lindomar teria sido apenas política, por influência do deputado federal Zeca do PT sem consulta à comunidade. Quando Lindomar foi nomeado, em abril, os indígenas já haviam ocupado a sede da Dsei em protesto.

Zeca, por sua vez, publicou na sexta-feira uma nota em seu Facebook onde afirma que irá propor uma CPI para investigar irregularidades em entidades ligadas à saúde indígena. Uma das citadas pelo político é a Missão Evangélica Caiuá, em Dourados.

Nos siga no Google Notícias