ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Corpo de Bombeiros fará seleção de interessados em serem voluntários

Portaria com detalhes da inscrição ainda será publicada

Mayara Bueno | 22/09/2016 09:10
Corpo de Bombeiros, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Corpo de Bombeiros, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Interessados em trabalhar no Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul poderão se inscrever para atuarem como voluntários da corporação. Nesta quinta-feira (22), o governo estadual publicou no Diário Oficial o decreto que institui o serviço e apresenta algumas regras para quem quiser participar.

Poderão participar pessoas que apresentem certidão negativa de antecedentes criminais, tenham boa saúde, possuam aptidão física e que devem ser aprovados em entrevistas. O voluntariado terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

No trabalho, o selecionado para prestar o serviço poderá apoiar atividades de prevenção e combate a incêndios; auxiliar atividades de busca e salvamento de bens e pessoas; apoiar atendimento pré-hospitalar; auxiliar atividades de resgate veicular; apoiar outras atividades emergenciais e de auxílio; apoiar a central de operações, entre outras.

Quem se tornar voluntário deve seguir uma série de regras. Não deve praticar atos privativos de membros do Corpo de Bombeiros; utilizar o uniforme definido para o serviço voluntário quando não estiver no pleno exercício das atividades voluntárias desenvolvidos pela corporação. Não poderá receber, a qualquer título, remuneração pelo serviço voluntário.

O voluntário deve guardar sigilo sobre assuntos relativos ao Corpo de Bombeiros, atuar com presteza nos trabalhos para os quais for designado e usar uniforme padronizado a ser estabelecido pela instituição.

O decreto ainda esclarece que os detalhes das inscrições ainda serão publicados, por meio de uma portaria. O documento publicado hoje pode ser conferido aqui.

Nos siga no Google Notícias