ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

CPI do Sistema Carcerário vai pedir indiciamentos em MS

Redação | 14/06/2008 11:20

O relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Penitenciário, que será apresentado na próxima quarta-feira, pedirá o indiciamento de 40 pessoas em pelo menos sete Estados por irregularidades, omissão e prevaricação. Mato Grosso do Sul está entre esses estados, segundo afirmou hoje o presidente da CPI, o deputado Nelcimar Fraga (PR-ES).

Segundo Fraga, agentes, diretores de presídio, secretários da área de administração prisional e juízes serão indiciados em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia, Piauí, Minas Gerais e Santa Catarina.

Quanto estiveram em Campo Grande, os deputados de declararam impressionados negativamente com a situação dos presídios visitados, com destaque para a Colônia Penal Agrícola, que, depois da vinda deles, motivou um escândalo com a prisão do diretor, dois ex-diretores e agentes penitenciários, acusados de facilitar a saída de detentos.

Conforme o presidente da CPI  afirmou hoje, cada estado tem uma situação diferenciada. Ele citou que no Pará, os indiciados tiveram envolvimento com o caso da menina que ficou presa com homens em uma cela da delegacia de Abaetetuba. No Rio Grande do Sul, apontou o descontrole, a situação precária e a a existência de mercearias, que vendem de carne a cigarro livremente dentro de presídios. Em Minas Gerais comentou a morte de 25 presos, carbonizados, na Cadeia Pública de Ponte Nova, na Zona da Mata, em agosto do ano passado. Os detentos morreram carbonizados.

Ainda de acordo com o presidente da CPI, o relatório sugerirá ao ministro da Justiça, Tarso Genro, a padronização arquitetônica dos presídios brasileiros. "Não adianta investir em novos, se não tiver padrão. A CPI tem um modelo de presídio ideal, com no máximo 400 presos e com políticas de ressocialização."

Também deve ser sugerida a uniformização de normas e procedimentos nas unidades penais.  Outra sugestão que  CPI ainda irá sugerir a municipalização da pena." Hoje, os responsáveis pelos presídios são os Estados e a União.

(As informações são do Portal Terra).

Nos siga no Google Notícias