ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Curso do CRF orienta vendedores de raízes na Capital

Redação | 02/07/2009 11:11

O CRF (Conselho Regional de Farmácia) está oferecendo esta semana curso para vendedores de raízes, explicando as propriedades medicinais e técnicas adequadas para coleta destas plantas. O curso atende pedido da Funsat (Fundação Social do Trabalho), segundo a entidade e é ministrado de forma gratuita até esta quinta-feira no Mercado Municipal.

O presidente do Conselho, Ronaldo Abrão, explica que a utilização de ervas no tratamento de doenças já faz parte da rotina das pessoas, entretanto, algumas plantas exigem atenção especial quanto à coleta, conservação e até os melhores momentos para utilização.

"A utilização de ervas medicinais é uma tendência mundial dos povos desde milênios antes de Cristo e que a ciência busca cada vez mais alternativa para o tratamento e prevenção de diversas doenças por meio das plantas", afirma Abrão.

Hoje só duas plantas medicinais têm uso regulamentado pelo Ministério da Saúde e liberadas para uso no SUS: guaco e espinheira santa. Folhas de guaco são usadas como xarope para tosse e como expectorante e a espinheira santa é usada para tratamento de gastrite e úlceras estomacais.

"Este é um primeiro passo para melhorar o serviço prestado à população. O uso de plantas medicinais é cultural e a venda feita por qualquer pessoa, o que dificulta o controle. Optamos por levar conhecimentos não só sobre o uso das plantas mas principalmente sobre os riscos de algumas delas causarem mal à saúde. O confrei, por exemplo, usado como chá, devemos ressaltar que esta planta é tóxica para o fígado, no entanto, é excelente para uso externo como cicatrizante", destaca Abrão.

Nos siga no Google Notícias