ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Decisão da Justiça garante participação de inadimplentes em eleição no CRO

Chapa 2 solicitou à Justiça Federal participação de cirurgiões-dentistas inadimplentes com o conselho de votação para delegado eleitor e delegado suplente para eleições do CFO

Humberto Marques | 28/03/2018 14:50
Eleição no CRO-MS chegou a ser suspensa em fevereiro e remarcada para 4 de abril. (Foto: Divulgação/Arquivo)
Eleição no CRO-MS chegou a ser suspensa em fevereiro e remarcada para 4 de abril. (Foto: Divulgação/Arquivo)

Liminar expedida pela 4ª Vara Federal de Campo Grande autorizou que os cirurgiões-dentistas inadimplentes em relação às contribuições ao CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) participem da votação para delegado eleitor da entidade, marcadas para 4 de abril. A medida judicial atende a solicitação de integrantes da Chapa 2, que disputa o pleito.

A decisão foi expedida na segunda-feira (26) a pedido de Cauê Marques e Wilson Bellincanta, que já haviam obtido liminar em 9 de fevereiro para lhes garantir participação na eleição. A chapa voltou à Justiça alegando que a atual direção do CRO descumpriu a ordem e realizou assembleia ilegal, adiando a eleição –que ocorreria ainda em fevereiro.

No pedido à Justiça Federal, os concorrentes também contestaram a proibição dos cirurgiões-dentistas inadimplentes com o CRO de votarem. Nos autos, a direção do conselho reforçou que um decreto de 1971 determina a quitação de dívidas com a Tesouraria para interessados em participarem do processo eleitoral do CRO.

Na análise, o juiz titular da 4ª Vara Federal citou a lei 4.324/1964, que trata de penas disciplinares aos dentistas, e resolução de 2007 do CFO (Conselho Federal de Odontologia) que trata do processo eleitoral. Nos dois casos, o magistrado disse não identificar restrições aos inadimplentes em participarem do processo eleitoral do conselho.

“Impedir que os cirurgiões-dentistas inadimplentes votem na eleição objeto desta ação constitui ato ilegal e ofende direito líquido e certo dos impetrantes, candidatos inscritos no referido processo eleitoral”, destaca a decisão que atendeu a solicitação da chapa 2.

A reportagem tentou, sem sucesso, obter um posicionamento do CRO acerca da liminar.

Nos siga no Google Notícias