ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Defensoria Pública pede interdição de Uneis após denúncias de tortura

Ação tem com base recomendações feitas pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Irregularidades no método educacional também motivam pedido

Izabela Sanchez | 31/07/2018 17:37
Unei Dom Bosco em Campo Grande (Arquivo/Campo Grande News)
Unei Dom Bosco em Campo Grande (Arquivo/Campo Grande News)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul pediu na Justiça  a intervenção de duas Uneis (Unidades Educacionais de Internação), para onde são enviados crianças e os adolescentes que cometem infrações em Mato Grosso do Sul. Sob a acusação de haver práticas de torturas e uma série de irregularidades nos métodos corretivos, a Defensoria pede a intervenção da Unei Dom Bosco e da Unei Feminina de Campo Grande.

De acordo com o pedido do defensor Rodrigo Zoccal feito à Justiça, os locais não atendem aos parâmetros do Sinase ( Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). A ação civil pública tem como base recomendações feitas pelo MNPTC (Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura).

A Defensoria Pública pede que a Justiça proíba a entrada de novos adolescentes nas unidades. O pedido judicial também afirma que as unidades estão sem a certificação do Corpo de Bombeiros e alvarás da Vigilância Sanitária. Na ação, o defensor também pede indenização por danos morais coletivos a ser revertida em favor do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, também requer a criação de programa de acompanhamento do egresso com orçamento específico.

A Unei Dom Bosco foi visitada pelo Mecanismo Nacional em setembro de 2016. Segundo a Defensoria, a unidade já apresentava “graves problemas” quanto a condições de infraestrutura, tratamento dos adolescentes, prática de tortura, uso da força, confinamento e falhas na educação.

Em 2017, dois servidores da Unei Dom Bosco foram afastados provisoriamente dos seus cargos. O diretor da unidade, Jean Lesseski Gouveia, e o agente de segurança, Maurício César Lagoa, eram suspeitos de permitirem crimes de tortura a reeducandos da unidade de internação.

Com o fim da visita, foi criada uma Comissão de Acompanhamento da Implantação das Recomendações do MNPCT para a Unei Dom Bosco, encabeçada pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude.

A Sejusp afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que a Superintendência de Medidas Socioeducativas ainda não recebeu notificação judicial.

Nos siga no Google Notícias