A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

24/08/2009 17:43

Defesa Civil faz recomendações para se proteger de raios

Redação

A Coordenadoria Estadual da Defesa de Mato Grosso do Sul divulgou uma relação de medidas de prevenção para minimizar os perigos causados por raios em dias chuvosos. Com a incidência de 11 raios por quilômetro quadrado por ano, Mato Grosso do Sul é campeão nacional, segundo levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O dia 19 de agosto foi marcado por uma "chuva de raios" em Mato Grosso do Sul. Conforme o Inpe, foram 39.752 raios em um único dia.

Segundo o órgão estadual, a maior parte dos acidentes ocorre com pessoas que estão em locais abertos e descampados. Outro alerta é para o uso de telefones celulares em locais fechados.

Confira as medidas de segurança:

- evite ficar em locais descampados ou descobertos e prefira casas, edifícios, ou seja, locais fechados são mais seguros;

- dentro de uma edificação procure ficar afastado, no mínimo um metro, de paredes, janelas, aparelhos elétricos e telefônicos;

- Evite tomar banho em chuveiro elétrico;

- Se estiver em lugar aberto não carregue objetos longos como guarda-chuva, vara de pescar, enxada, entre outros;

- Não entre em rios, lagoas ou mar;

- Não opere trator ou qualquer máquina agrícola que não tenha cabine metálica fechada;

- Evite ficar perto de cercas e estruturas elevadas como torre, caixa d´água suspensa ou árvore alta. O raio sempre cai na estrutura mais alta e as árvores isoladas, em geral, atraem mais raios.

A Defesa Civil também recomenda evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra os relâmpagos como pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos; Veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas; Estacionar próximo às árvores ou linhas de energia elétrica.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions