A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

08/12/2008 21:31

Delcídio anuncia R$54 mi para recuperação do rio Taquari

Redação

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS), relator-geral do Orçamento da União de 2009, participou hoje, no Sindicato Rural de Corumbá, do lançamento do programa de ações para proteção e recuperação ambiental da bacia hidrográfica do rio Taquari.

O rio, de grande importância para o Pantanal sul-mato-grossense e sua população, há 30 anos sofre um processo de assoreamento considerado como um dos maiores desastres ecológicos do Brasil.

No evento, considerado histórico, o parlamentar anunciou o investimento inicial de R$ 54 milhões no programa com 31 ações elaboradas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), criado em agosto de 2006 após gestões do senador junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A liberação do dinheiro já está prevista no Orçamento da União de 2009. Segundo Delcídio, a rubrica é uma janela na peça orçamentária que vai possibilitar, a cada ano, a liberação de mais recursos para investimento na recuperação do Taquari.

"Venho trabalhando nisso há muito tempo e quis Deus que eu, um pantaneiro, assumisse a relatoria geral do Orçamento da União, e isso gerou condições para que fosse criada essa rubrica. São os primeiros passos. Estamos começando uma grande caminhada que vai exigir paciência e determinação, diálogo e noção clara de que esse é um projeto de longo prazo. São ações que vão determinar uma nova vida para o Taquari e quero estar na linha de frente nesse exército que vai transformar o Taquari em esperança. Agora, éimportante ter consciência de que um problema de 30 anos não se resolve da noite para o dia", declarou o senador.

Delcídio disse que o programa do assoreamento do Taquari é emblemático, com grande representatividade não apenas para Mato Grosso do Sul, mas para o Brasil.

"O Taquari é um dos maiores, senão o maior acidente ambiental e nós fomos diretamente impactados, fora de qualquer contexto. Nós temos que unir todos os esforços no sentido de encerrar esse drama de uma vez por todos.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions