ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Depois da depredação, invasores da reitoria ocupam o prédio do DCE

Viviane Oliveira | 03/09/2013 09:50
Estudantes no DCE. (Foto: divulgação)
Estudantes no DCE. (Foto: divulgação)

Os universitários, que ocupam a reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, desde sexta-feira (30), invadiram, ontem à noite, o DCE (Diretório Central dos Estudantes). Ontem à tarde os integrantes do diretório estudantil chamaram a Polícia Federal para investigar suposta depredação pelos invasores.

Segundo um dos colaboradores do diretório, Cláudio Ramos, cerca de 35 a 40 acadêmicos que estão acampados na reitoria decidiram ocupar, também o DCE, para usar o banheiro, tomar banho e cozinhar. "Nós oferecemos banheiros ecológicos para eles, mas não quiseram".

“Nós não somos contra as reivindicações deles, mas somos contra a postura que eles tomaram de destruir o campus da universidade”, reclama Cláudio, acrescentando que os acadêmicos disseram que estão revoltados com o DCE.

Ainda conforme o colaborador, a invasão dos manifestantes ao DCE, que tem três cômodos: uma sala, cozinha e banheiro, vai atrapalhar o funcionamento do diretório.

Os estudantes rebatem a informação do DCE e afirmam, por meio de nota no Facebook, que a falta de comprometimento do diretório para defender as pautas do movimento estudantil demonstram uma postura reacionária, quando não se posicionou em nenhum momento contra os casos de corrupção que envolve a reitoria da universidade, Célia Maria da Rocha Ribeiro.

Além disso, eles afirmam que no primeiro dia de ocupação da reitoria não receberam nenhuma manifestação de apoio do diretório. Em relação à acusação de depredação, os manifestantes rebatem dizendo que decidiram durante assembleia pegar os equipamentos que se encontravam no DCE, entendendo, segundo eles, que os eletrônicos eram para o aproveitamento dos acadêmicos.

Ainda conforme a nota, os estudantes analisavam como abrir a porta do diretório, quando a porta cedeu, bateu na cadeira e acabou quebrando o vidro. “A intenção não era arrombar o DCE”, diz a nota.

Os manifestantes afirmam que na segunda-feira solicitaram a chave do local para os integrantes do DCE, mas foi negada. Eles finalizam a nota dizendo que decidiram ocupar o DCE para que nada sumisse no processo da ocupação.

Nos siga no Google Notícias