ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Detentas terão curso de empregada doméstica

Redação | 08/10/2009 13:58

Detentas do regime semi-aberto de Campo Grande terão curso de empregada doméstica. Vão aprender as técnicas as presas que ainda não estiverem trabalhando.

O curso começa em novembro e será possível graças a um convênio entre a Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul), por meio do Senac/MS, e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) assinado nesta quinta-feira.

Por meio de aulas práticas e teóricas, as alunas aprenderão técnicas para realizar a limpeza e a arrumação de cômodos residenciais, lavar e passar roupas, cuidar da alimentação dos moradores da residência, controlar o estoque de alimentos, produtos de higiene e limpeza e fazer compras.

Além disso, estarão aptas a atender telefonemas e anotar recados, receber visitas e mercadorias, ajudar no cuidado de animais, plantas e informar necessidade de reparos no ambiente de trabalho e consertos de eletrodomésticos.

O curso terá duração de 160 horas/aula e será aberto a todas interessadas do regime semi-aberto maiores de 18 anos e que tenham pelo menos a 6ª série do ensino fundamental. Inicialmente, serão abertas 30 vagas.

Assinaram o documento. o juiz da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira e a diretora do Senac/MS, Regina Ferro.

Para o coronel Deusdete Oliveira, parcerias como estas são de extrema importância para o presente e o futuro. "Dados mostram que enquanto 80% dos ex-detentos que não trabalharam retornam para o sistema carcerário, apenas 3% dos que se preparam e conseguiram um emprego são reincidentes", explica.

Segundo a diretora do Senac/MS, a iniciativa é importante não só por resgatar a dignidade e dar uma oportunidade dessas mulheres voltarem ao mercado, como também valorizar o trabalho da empregada doméstica, que está cada vez mais carente de profissionais capacitados.

Nos siga no Google Notícias