ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Detran descarta anistiar quem não teve nenhuma multa em 12 meses

Edivaldo Bitencourt e Aline dos Santos | 14/04/2013 08:01
Santos Pereira não vai anistiar motorista (Foto: Vanderlei Aparecido)
Santos Pereira não vai anistiar motorista (Foto: Vanderlei Aparecido)

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) não troca multas de trânsito por advertência para quem não tiver cometido infração nos últimos 12 meses. A decisão é do diretor-presidente do órgão, Carlos Henrique dos Santos Pereira.

A transformação da multa em simples advertência, sem a cobrança do valor pecuniário e inclusão de pontos na carteira, foi autorizada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). No entanto, a adesão depende de carta autarquia do Detran nos Estados.

Em Mato Grosso do Sul, segundo Santos Pereira, a advertência já é feita pelos agentes de trânsito e policiais militares. Ele considera que é desnecessário um novo perdão. Ele disse que já vê os agentes e PMs orientando os motoristas e dando simples advertência, sem a emissão de multa. “Eles possuem discernimento para fazer a advertência ou multa”, justificou-se.

Em média, o Detran recebe seis pedidos por mês de condutor multado que pede a conversão da multa com base na resolução do Denatran. No entanto, todos foram negados porque não se enquadram nas regras, que é não ter cometido nenhuma infração nos últimos 12 meses ou ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cassada.

Um dos órgãos que adotou a medida foi o Detran do Distrito Federal, que deixará de arrecadar R$ 12 milhões por mês com a anistia.

O perdão só vale para multas leves e médias, como dirigir sem o documento do veículo, com o braço para fora, ultrapassar pela direita, usar buzina ao longo da via, entre outras.

Nos siga no Google Notícias