ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Detrans devem distribuir etiquetas eletrônicas em maio

Redação | 09/01/2008 05:56

A partir de maio, os Detrans (Departamentos Estaduals de Trânsito) deverão iniciar a distribuição de etiquetas eletrônicas de identificação veicular por sistema de radiofreqüência, para proprietários de carros zero-quilômetro, atendentendo a uma determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Essa etiqueta deverá acompanhar a documentação do veículo ou ser instalada gratuitamente em postos definidos pelos orgãos estaduais.

Os dispositivos eletrônicos deverão ser fixados nos pára-brisas dianteiros e darão início à implementação, em escala nacional, do Siniav (Sistema Nacional de Identificação Nacional de Veículos. A previsão é que o restante da frota passe a ter as etiquetas no prazo de 42 meses, conforme o calendário de licenciamento anual.

Serão fornecidas informações como placa, chassi e número do código Renavam registradas no dispositivo e captadas por antenas. Os dados permitirão rastreamento em casos de roubo e a verificação, por exemplo, de impostos em atraso.

São Paulo, que será a primeira cidade a contar com o Siniav, já tem 30 antenas. Cerca de 500 carros rodam com as etiquetas há dois anos, como parte de um projeto-piloto. (Com informações do jornal o Estado de São Paulo).

Nos siga no Google Notícias