A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

13/01/2009 11:01

Dobra o número de voluntários dispostos a doar medula

Redação

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Saúde incluiu no ano passado 16.937 pessoas no cadastro nacional de doadores voluntários de medula óssea. Esse número é quase o dobro do registrado em 2007: de 9.857 voluntários.

O apelo por mais doadores persiste uma vez que a chance de compatibilidade chega a ser de uma em cem mil. Entre irmãos do mesmo pai e mesma mãe a chance é de até 35%.

Segundo a Central, as doações e transplantes de órgãos em Mato Grosso do Sul mantiveram a média dos últimos anos também em 2008, mas ainda há muitas pessoas aguardando por um órgão no Estado.

No ano passado, foram realizados 173 transplantes de córneas, 49 de rins e um transplante de ossos. Em 2007, foram 183 córneas transplantadas e 50 de rins.

"Os números são bons e temos conseguido atender com qualidade os casos de transplantes. Contudo, a conscientização das famílias sobre a necessidade de doar é o passo fundamental para potencializar o volume de doações após a morte. Por isso, as campanhas e mobilizações para doação são tão importantes", avalia Claire Miozzo, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

No Estado, há 338 pessoas na fila por um rim, 97 esperando por córneas, 15 no aguardo de um coração e duas na fila para o transplante de ossos. A Santa Casa de Campo Grande realiza todos os transplantes habilitados em Mato Grosso do Sul. Outros estabelecimentos de saúde fazem operações de córneas.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions