ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Dono de área pede para juiz mandar retirar índios

Redação | 02/09/2009 10:39

O advogado Mário Julio Cerveira, um dos proprietários da fazenda Santo Antonio de Nova Esperança, em Rio Brilhante, pediu para a Justiça Federal em Dourados determinar que a Funai faça a retirada dos índios guarani-kaiowá da propriedade, invadida desde fevereiro de 2008.

No documento encaminhado segunda-feira à 2ª Vara Federal, Mário Cerveira solicita que o juiz mande a administração regional da Funai cumprir a decisão da desembargadora Marli Ferreira, presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em São Paulo.

Em maio, a desembargadora suspendeu a ordem de despejo e concedeu prazo de 90 dias para a Funai arrumar outro local para a instalação dos índios. "Esperamos que a Justiça Federal determine à Funai o cumprimento da decisão estabelecida pelo TRF", afirmou o advogado.

Ele questiona a alegação da Funai de que a suspensão temporária das portarias sobre estudos antropológicos tenha atrasado o processo de retirada dos índios. "A Funai deixou de cumprir a ordem judicial do TRF", declarou.

Segundo Mário Cerveira, a mídia tem divulgado, equivocadamente, que a presidente do TRF determinou estudos antropológicos para verificar se existem vestígios indígenas na área. "Isso não aconteceu. Não existe determinação de estudo antropológico para saber se a área pertence aos índios ou não.

A desembargadora determinou que a Funai levasse um antropólogo no local para identificar o local de origem desses índios e fazer a recolocação deles", argumentou.

Nos siga no Google Notícias