ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Dourados faz campanha contra hanseníase e tuberculose

Redação | 24/10/2009 09:09

A Secretaria de Saúde de Dourados realiza neste sábado o Dia D contra a Hanseníase e a Tuberculose. Desenvolvida no PAM (Pronto Atendimento Médico) até às 15h, a ação faz parte da campanha contra essas doenças, iniciada no dia 1° e que vai até o dia 30.

Quatro dermatologistas estão avaliando pacientes com suspeita de hanseníase. Também está sendo feito o exame de escarro (baciloscopia) para diagnóstico de casos de tuberculose.

Célia Valério Motta, da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a pessoa que estiver com mais de três semanas com tosse deve procurar o PAM neste sábado. "A tosse é um dos principais sintomas e a tuberculose está presente em Dourados como em qualquer outro lugar", afirmou. Segundo ela, as chances de cura tanto da tuberculose quanto da hanseníase dependem do diagnóstico inicial, seguido do tratamento sem interrupção.

Números da Secretaria de Saúde mostram que no ano foram notificados 51 novos casos de hanseníase em Dourados. De janeiro a setembro deste ano foram 19 casos. A taxa de cura de casos de hanseníase em 2008 foi de 93,7%. O setor de hanseníase do PAM atendeu 320 pacientes em 2008.

Já a tuberculose teve 96 novos casos em Dourados em 2008. Neste ano já foram identificadas 55 pessoas com a doença. A taxa de cura em 2008 foi de 79%. No ano passado, o setor que cuida dos pacientes com tuberculose no PAM atendeu 902 moradores.

Após as atividades deste sábado, a campanha terá sequência nos postos de saúde. Segundo a assessoria da prefeitura, a campanha em Dourados tem parceria da Dahw, uma associação alemã de assistência aos hansenianos e tuberculosos.

Nos siga no Google Notícias