ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Elite da Força Aérea, Esquadrão de Salvamento PARA-SAR completa 50 anos

Sede do Esquadrão está instalada em Campo Grande desde 2010, por causa da posição geográfica do Estado.

Luciana Brazil | 29/11/2013 11:50
Treinamento de salto-livre dos militares do PARA-SAR. (Foto: Johnson Barros/FAB).
Treinamento de salto-livre dos militares do PARA-SAR. (Foto: Johnson Barros/FAB).

Considerado a elite da FAB (Força Aérea Brasileira), o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido como PARA-SAR comemora hoje (29) 50 anos de existência.

Treinados para atuar em situações extremas, os militares são comparados com os “Seals”, a principal força de operações especiais da Marinha Americana, responsável pela operação que terminou com morte de Osama Bin Laden.

Além de terem equipamentos avançados, os militares do PARA-SAR passam por um treinamento rigoroso onde são expostos ao extremo cansaço físico, psicológico e mental.

Eles são treinados para atuar em situações de combate, em qualquer tipo de situação, em terreno ou área hostis. Conforme o assessor de imprensa da Base Aérea, o tenente Paulo Cruz, a formação desses militares dura cerca de cinco anos.

“Só para se der uma ideia, se houver o sequestro de um avião são eles que farão a negociação. Além de outras situações de especiais”.

Com a formação, os militares se tornam mergulhadores, paraquedistas, montanhistas além de receberem conhecimento técnico que se estende até a área médica.

Recentemente, o Esquadrão foi responsável por fazer a seguranças das autoriades no evento Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado no Rio de janeiro. Uma operação de vigilância na caatinga e a fiscalização na fronteira foram ações recém desempenhadas pela equipe.

“É um esquadrão extremamente operacional. Estes militares precisam ter elevado espírito de equipe, alto grau de preparo físico e grande conhecimento técnico”.

Formado por militares voluntários, o Esquadrão PARA-SAR é constituído por médicos, enfermeiros, e diversos especialistas.

Treinamento de salto-livre dos militares.
Treinamento de salto-livre dos militares.

História- Criada em 1963, a esquadrilha aeroterrestre de salvamento nasceu com a missão de atuar nas áreas de instrução, de salvamento e resgate.

Em 73, devido a uma ampliação da capacidade do PARA-SAR, foi criado e ativado o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, ficando responsável também por operações especiais.

A sede do esquadrão ficou por 47 anos sediada na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Em 2010 foi transferida para Campo Grande por causa da posição geográfica do Estado.

O Esquadrão atuou em missões de vulto para a história da Aeronáutica, como no resgate do voo 1907 da Gol, que se chocou no ar com o jato Legacy, em 2006. Além do acidente com o voo 447 da Air France em 2009.

O termo “PARA” vem de paraquedistas e “SAR” do inglês Search and Rescue.

Nos siga no Google Notícias