ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Em busca de pediatra, pais percorrem até 17,5 quilômetros na Capital

Zana Zaidan | 24/09/2013 17:02
Camila percorreu a maior distância para levar o filho Kelvin para ser atendido na UPA Coronel Antonino (Foto: Cleber Gellio)
Camila percorreu a maior distância para levar o filho Kelvin para ser atendido na UPA Coronel Antonino (Foto: Cleber Gellio)

A falta de médicos pediatras nas UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) e centros Regionais de Saúde de Campo Grande faz pais percorrerem até 17,5 quilômetros em busca de atendimento de emergência para crianças.

Com poucos especialistas, também é preciso ter paciência para ser atendido e, quando isso acontece, os pacientes passam por uma “avaliação relâmpago”, que muitas vezes não é suficiente para diagnosticar o problema, e a peregrinação em busca de médicos começa do zero.

A dona de casa Camila Pereira de Moraes, 21 anos, levou uma hora e meia para ir do bairro São Conrado até a UPA do bairro Coronel Antonino. Com os dois filhos no colo - de dois e cinco anos, ambos doentes - o percurso, feito de ônibus, pareceu ser ainda mais longo.

“É uma luta. A gente sai de casa, desesperada, com essas crianças doentes. Para no terminal, troca de ônibus, e tudo que você pensa é em chegar logo para ver os filhos bem”, conta. Bruna Lauanny e Kelvin Matheus estavam com febre e tosse, há cerca de uma semana. “Primeiro o Kelvin adoeceu, depois foi a Bruna. É difícil trazer, a gente sabe que é longe e que vai ser demorado, as crianças ficam irritadas com a espera. Mas chega uma hora que não dá mais para esperar”, desabafa.

A dificuldade de atravessar a cidade é grande, e causa revolta e prejuízos. “É uma falta de respeito. É o gasto com vale transporte, com a comida que vou ter que comprar para eles, porque eles sentem fome durante a espera”, relata. O pai de Bruna e Kelvin, Paulo Júnior dos Santos, 30 anos, precisou pedir dispensa e sair às pressas do trabalho para encontrar a família. “O médico dá uma declaração de que estive aqui para acompanhar meus filhos. Justifica a falta, mas eles descontam o dia do meu salário”, explica.

Com o casal Maria Cecília Medina, 31 anos, e Leonildo Barbosa de Lima, 37 anos, a dor de cabeça se repetiu por dois dias consecutivos. Os 13 quilômetros percorridos ontem (23) - do bairro Panamá até a UPA - para levar Maria Eduarda, de um ano, que apresentava sintomas de vômito e diarreia, tiveram que ser repetidos hoje, porque o primeiro atendimento não resolveu o problema de saúde da menina. Segundo ela, o médico passou aproximadamente 10 minutos com a filha, depois de uma espera de duas horas e meia para ser atendida. “Só deram soro, mas não resolveu. Desde domingo ela está sem comer. Hoje, vamos ver se eles olham com mais atenção e ela volta para casa bem”, diz a mãe. 

Pâmela Mayara Anssanelo, 18 anos, passou pelo mesmo problema. Precisou sair do Santo Eugênio no último domingo para levar o filho de um ano e seis meses até UPA, com os mesmos sintomas de Maria Eduarda. Foram quase 15 quilômetros, que a mãe precisou refazer hoje.

“Vim direto para cá porque sei que o posto de saúde perto de casa, do Universitário, não tem pediatra. Liguei no SAMU e eles me disseram que aqui tem, mas demora e não resolve. Só para passar pela triagem, leva pelo menos uma hora”, reforça.

Recorrente – O problema da falta de pediatras voltou à tona depois que um bebê de 13 dias morreu em Campo Grande no dia 16, após ser rejeitado por dois hospitais, que estavam sem profissionais especialistas. A Prefeitura mudoua  escala e concentra médicos em apenas duas unidades.

A reportagem procurou a prefeitura e solicitou informações sobre o reforço de pediatras nas UPA’s, mas não obteve retorno.

Segundo informações do SAMU, as UPA's do bairros Coronel Antonino, Vila Almeida e Universitário contam com pediatras. Para se informar sobre o atendimento, basta ligar no 192 e obter a informação antes de sair de casa.

Pais enfrentaram fila porque só três postos tinham médico especialista hoje à tarde (Foto: Cleber Gellio)
Pais enfrentaram fila porque só três postos tinham médico especialista hoje à tarde (Foto: Cleber Gellio)
Pais se aglomeram em busca de médico (Foto: Cleber Gellio)
Pais se aglomeram em busca de médico (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias