ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em MS, 1,9 mil celulares piratas serão bloqueados até meados de março

Segundo a Anatel, “nenhum terminal foi bloqueado até o momento [dentre os que receberam avisos em dezembro], tendo em vista que o bloqueio ocorre depois de 75 dias da notificação"

Anahi Zurutuza | 07/01/2019 15:40
Usuário manuseia celular (Foto: Agência Brasil)
Usuário manuseia celular (Foto: Agência Brasil)

Em Mato Grosso do Sul, 1,9 mil usuários de celulares piratas notificados pelas operadoras de telefonia brasileiras tiveram as linhas bloqueadas. Os dados são da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Segundo o órgão, “o bloqueio ocorre depois de 75 dias da notificação”.

No dia 8 de dezembro, começou o bloqueio de celulares piratas em Mato Grosso do Sul. Ao todo, haviam sido identificados e deixariam de existir 4.970 dos 3,1 milhões de aparelhos do Estado. 

A medida da Anatel é para inibir a comercialização de aparelhos não homologados.

Pelo País - Celulares irregulares começarão a receber nesta segunda-feira (7) mensagens avisando que eles serão bloqueados nos Estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), em dois estados da Região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e em alguns estados da Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Roraima).

Conforme apuração do jornal O Globo, mensagem de SMS está sendo enviada pelo número 2828 dizendo: "Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias".

A Anatel considera pirata o aparelho que não tem selo da agência ou adequação aos padrões exigidos pela reguladora brasileira - são os celulares falsificados, clonados, adulterados e roubados.

Em Mato Grosso do Sul, muitos deles são comprados no Paraguai, principalmente em Pedro Juan Caballero, cidade famosa pelo comércio de eletrônicos e que faz fronteira seca com Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande.

Quem deseja consultar se o aparelho que usa é regular, pode acessar o portal da Anatel, na internet (http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao).

(Matéria alterada no dia 8 de janeiro às 13h39 para alteração de informação após correção feita pela Anatel).

Nos siga no Google Notícias