A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

26/02/2018 18:26

Sistema que bloqueia celular pirata funcionará a partir de setembro em MS

Serviço já está funcionando no Distrito Federal e em Goiás e se estenderá ao restante do país ao longo do ano

Gabriel Neris
Anatel estima que 1 milhão de aparelhos piratas entram nas redes das prestadoras todos os meses (Foto: Reprodução)Anatel estima que 1 milhão de aparelhos piratas entram nas redes das prestadoras todos os meses (Foto: Reprodução)

O sistema para bloquear celular pirata entrará em operação em Mato Grosso do Sul a partir de setembro. O Estado está na lista dos que receberão notificações com início no dia 23. Já os bloqueios dos aparelhos serão a partir de 8 de dezembro.

Neste momento a ação está ocorrendo apenas no Distrito Federal e em Goiás, porém os bloqueios só ocorreram no dia 9 de maio. Serão bloqueados os celulares piratas novos, ou seja, o alvo da ação são os aparelhos irregulares que entrarem na rede das operadoras a partir do início do envio das notificações.

Os celulares piratas são aqueles que não foram certificados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou tenham um Imei (International Mobile Equipment Indentity, Indústria de Equipamentos Móveis Internacionais) adulterado ou fraudado de alguma forma.

O Imei é como se fosse o número de identificação do aparelho. A Anatel justifica que celulares piratas não seguem as normas de qualidade e segurança. Também poderão ser alvo do bloqueio outros aparelhos conectados também que utilizem chip e acessem a rede de dados das operadoras, como tablets e máquinas de cartão de crédito, mas que não sejam certificados pela Anatel.

A Anatel informou ao portal G1 que cerca de 1 milhão de novos celulares piratas entram nas redes das prestadoras todos os meses. Um dos principais objetivos é inibir a venda de celulares e tablets contrabandeados ou roubados.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions