ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Em pesquisa, alunos pedem melhor estrutura nas escolas

Redação | 29/05/2009 13:15

Levantamento da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) constatou que estudantes estão insatisfeitos com a estrutura física das 386 escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul. Os três itens mais priorizados foram quadra coberta, reforma do prédio e mais laboratórios de ciências e informática.

Feita com 150 mil alunos de 20 a 24 de abril deste ano, durante a 10ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública, a sondagem revelou a prioridade dos estudantes. A prioridade é quadra coberta, reivindicada por 14,76% dos alunos.

Já para 12,76% dos alunos, a prioridade deve ser a reforma do estabelecimento de ensino. A Secretaria Estadual de Educação fez levantamento, que constatou que 200 escolas estão precárias e precisam de investimentos na reforma da estrutura física.

A falta de laboratórios de informática e de ciências foi citada por 12,19% dos alunos. A falta de segurança é um problema para 10,29%. Já o excesso de discentes na sala foi apontado por 9,63%, quase o mesmo percentual, 9,54%, dos que pediram bibliotecas.

Para o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, ficou claro que a comunidade escolar quer melhor estrutura física em Mato Grosso do Sul. Ele disse que 90% dos estabelecimentos não possuem quadra coberta. Este mesmo percentual de colégios não contam com laboratórios de ciências.

Sobre a necessidade de reforma, o dirigente sindical ressaltou que as escolas estaduais precisam de nova pintura e a substituição das carteiras e cadeiras deterioradas. Apesar de nove em cada 10 escolas terem laboratório de informática, Teixeira frisou que a quantidade disponibilizada não é suficiente para atender a todos.

O Governo estadual anunciou que está investindo R$ 18,8 milhões na reforma de 94 das 200 escolas em condições precárias no Estado. Somente o Ministério da Educação repassou R$ 17 milhões para esta finalidade em 2008. Além disto, o Governo federal está repassando recursos para a aquisição de mais laboratórios de ciências, segundo a Fetems.

A pesquisa ainda citou falta de material esportivo (9,13%), espaço recreativo (8,46%), professor habilitado (6,74%) e servidores administrativos (6,5%).

Nos siga no Google Notícias