ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em treinamento com drone, policiais monitoram torcida no Morenão

Corporação estuda alugar ou comprar equipamento para auxiliar nas operações

Anahi Zurutuza e Amanda Bogo | 30/04/2017 17:17
Drone sobrevoa a torcida no Morenão (Foto: Alcides Neto)
Drone sobrevoa a torcida no Morenão (Foto: Alcides Neto)

Policiais militares estão recebendo instruções para usarem drones equipados com câmeras no auxílio em operações e no trabalho de segurança em eventos e estádios. Neste domingo (30), o Morenão foi o campo de treinamento.

PMs monitoraram as torcidas durante a partida entre o Novo e o Corumbaense pelo campeonato estadual de futebol.

De acordo com Gilmar Valiente Siqueira, representante da Drone Storm e responsável pela capacitação, na tarde de hoje, policiais aprenderam a manipular um Phanton 4, que tem capacidade para 30 minutos de voo, sobe até 500 metros e pode ir a um raio de até 5 km de distância. “Outros forças policiais já utilizam nossos equipamentos. Eles ajudam muito no trabalho”.

O coronel do Batalhão de Choque, Marcos Paulo Gimenez, responsável pela segurança durante o jogo, explicou que no estádio, o uso do drone inibe agressões e no caso de brigas generalizadas ou outras ocorrências, as imagens auxiliam na identificação dos envolvidos. “A imagens são em tempo real, ajuda muito para a gente identificar os baderneiros, passar para o efetivo, que vai até o local fazer a contenção”.

Na tarde de hoje, entretanto, não foram registradas ocorrências.

O comandante revelou ainda que a PM estuda se alugará os equipamentos para operações ou se a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) vai comprar um drone.

A empresa que ofereceu o treinamento trabalha com o aluguel dos equipamentos, mas por enquanto, o trabalho é feito apenas por meio de parceria, sem ônus para a corporação. O Phanton 4 custa R$ 5,5 mil.

Público – Na sexta-feira, durante os protestos de rua contra as reformas trabalhista e da Previdência Social, a PM usou um drone emprestado para fazer o cálculo do número de manifestantes. A polícia divulgou que havia 10 mil pessoas na rua, enquanto organizadores falaram em “mais de 50 mil” e alguns dirigentes sindicais em “70 mil”.

Drone é capaz de voar até 500 metros de altura (Foto: Alcides Neto)
Drone é capaz de voar até 500 metros de altura (Foto: Alcides Neto)
Equipamento que filma em tempo real e tela (Foto: Alcides Neto)
Equipamento que filma em tempo real e tela (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias