ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Em três meses, Polícia já atendeu 88 crianças vítimas de estupro na Capital

Nadyenka Castro e Paula Vitorino | 21/03/2011 16:35

Era 15 horas de domingo quando uma mulher de 36 anos, do seu quarto, ouviu a filha de oito anos gritar: “para, para, para”. Desconfiada e sem deixar que a menina e o marido, percebessem, ela foi até a sala e flagrou o abuso sexual do padrastro contra a enteada.

O que aconteceu com a família que mora em Campo Grande é realidade também de muitas outras. De acordo com a delegada Regina Mota, titular de Depca (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), já foram registrados 88 casos de violência sexual no período entre janeiro e março deste ano.

A cena de domingo, presenciada pela mãe, já acontecia há algum tempo, como testemunhas contaram à ela, mas sem ter provas suficientes, elas se calavam. Nesse domingo, a mãe viu e acionou a Polícia, que prendeu o autor, de 45 anos, no local.

À Polícia, ele negou qualquer crime contra a enteada, que toma remédios controlados para epilepsia. No entanto, o acusado admitiu que já havia sido preso pela mesma prática em Ribas do Rio Pardo.

Ele foi preso em flagrante e está detido na Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), onde aguardará a decisão judicial. Se condenado, o autor pode pegar até 15 anos de reclusão.

Alerta - Ainda de acordo com a delegada, 70% dos crimes acontecem no interior das residências e a maioria destes é praticado por padrastos.

“É muito comum ocorrer estupro na família. A maioria o autor é o padrastos. Alguns alegam que se sentem atraídos pela criança e outros, quando a vítima já é adolescente, dizem que se apaixonaram”, ressalta.

Para evitar que situações como esta aconteçam, a delegada orienta que mães, educadores e demais familiares, fiquem em alerta e prestem atenção nos sinais que a criança transmite de que algo está errado.

“O principal é acreditar nos relatos das crianças e não ficar esperando que uma prova de fato aconteça para tomar uma atitude. As vítimas geralmente dão alguma dica, sinais de que está acontecendo, e estes nem sempre são verbais”, alerta Regina.

De acordo com a delegada, os sinais mais comuns apresentados são o baixo rendimento escolar, a criança ficar arredia e retraída, ter medo de ficar sozinha em casa e até se tornar mais agressiva.

“Muda o comportamento de uma hora para outra”, completa.

A delegada Regina ainda ressalta que a violência sexual pode ser cometida por outros familiares e também fora desse ambiente. Por isso, a família tem que estar sempre atenta à rotina e ao comportamento de crianças e adolescentes.

As vítimas de qualquer tipo de violência sexual devem receber acompanhamento psicológico. O serviço público de saúde oferece atendimento gratuito para as crianças e adolescentes na unidade especializada do CAPSI (Centro de Atenção Psico Social e Infantil) - Travessa Ana Vani, 44, no Jardim dos Estados.

Os telefones para denúncia são: 3385-3456 – Depca e 190.

Nos siga no Google Notícias